Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Casas de Garrafas

Minha garrafa, minha vida, minha casa


ATT0001912

Circula na intenet um email com fotos de uma casa construída com garrafas de plástico PET. As fotos são de uma casa construída (clique para ver )na cidade boliviana de Warnes. A iniciativa é da ONG hondurenha Eco-Tec, que vem realizando uma série de projetos com esse tipo de arquitetura reciclável em toda a América Latina.

Documentário: Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água

Ouro Azul Sinopse: Documentário sobre as atuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água mundialmente está sendo mal gerida, esgotada e poluída. A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Água. As constantes lutas entre o povo e os altos poderes econômicos e governamentais. As Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta.

Tamanho: 497 Mb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: AVI
Qualidade: DVD-Rip
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2009download

Download - Revista Scientific American Brasil - Março de 2009


De Graca e Mais Gostoso



Estilo: Revista
Gênero: Ciência
Edição: Março de 2009
Tamanho: 31.7 Mb
Formato: Rar / Pdf
Idioma: Português


Revista Scientific American Brasil - 02/2009


Revista Scientific American Brasil - Fevereiro de 2009

Estilo:
Revista
Gênero: Ciência
Edição: Fevereiro de 2009
Tamanho: 30 Mb
Formato: Rar / Pdf
Idioma: Português

Vidrarias

Pra quem está com problemas na aula Prática de EQG entra ai
www.qmc.ufsc.br/~santiago/download/qmc5119/VIDRARIAS.pdf
ou
http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm


A Origem das Espécies

Título: A origem das espécies

Autor: Charles Darwin

Idioma: Português

Formato: PDF

Número de Páginas: 493

Tamanho do arquivo: 3 MB

Descrição: Famoso livro que descreve a teoria da evolução.

Como estarei estudando esta semana e a outra para as malditas APs, talvez eu só mpostarei de vez em qdo. Se alguém quizer algum livro ou video e só pedir que tentarei postar.
Abraços a todos.

DOCUMENTÁRIO A ORIGEM DAS ESPÉCIES - DARWIN

Bom, navegando na net acabei me deparando com esse vídeo, um documentário sobre a idéia de Charles Darwin de Evolução, mais precisamente sobre sua principal obra a "Origem das Espécies", não achei nenhuma referência nem nada sobre o documentário, ele é bem antigo, mais de grande valor, estou postando ele aqui para que vocês possam fazer o download.

Título: Origem das Espécies

Tamanho: 121Mb

Idioma: Dublado

Formato: AVI






Filme Criação (Creation)


Filme Criação legendado
Baixar Filme Criação
Sinopse: O naturalista inglês Charles Darwin discute suas teorias revolucionárias sobre a evolução das espécies com sua mulher religiosa
Desde sua volta da viagem do Beagle em 1836, Darwin tinha já a certeza de que uma interpretação literal da Bíblia era incompatível com os factos não só da biologia, mas também da geologia. Mas nada disto impugnava a sua crença na benevolência divina, ainda que esta agisse por meio de Leis Naturais, e não pela intervenção directa e constante por via de milagres. Era um deísmo científico comum na sua época, e mesmo antes- Newton reconhecê-lo-ai imediatamente.
Título Original: Creation
Gênero: Drama
Duração: 108 minutos
Ano: 2009
Direção: Jon Amiel
Tamanho: 511 MB
Formato: avi
Qualidade de Vídeo: Dvdrip
Idioma: Inglês – legenda embutida

Uploading – Download

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

Título: Zoologia dos Invertebrados

Autor: Ruppert & Barnes

Idioma: Português

Formato: PDF

Número de Páginas: 1028

Tamanho do arquivo: 205 MB

Referência: RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 6 ed. São Paulo: Ed. Roca. 1996. 1028p.

Descrição: Esta exploração clássica da forma e função dos invertebrados aborda tanto a enorme diversidade, como também as características estruturais geralmente sutis que os unem. Esta Sexta Edição, extensamente revisada, utiliza uma abordagem funcional-evolutiva única, que identifica a evolução de cada novo nível de complexidade e discute os novos atributos funcionais de cada nível. Altamente recomendado devido a sua base de pesquisa extensa e acurada, Zoologia dos Invertebrados é organizado por taxonomia (táxons), enfatizando a fisiologia e a morfologia adaptativas, ao mesmo tempo em que descreve com detalhes as características anatômicas e os padrões básicos de desenvolvimento.




UMA VERDADE INCONVENIENTE



"Uma Verdade Inconveniente" é um alerta sobre o aquecimento global e como esse fenômeno causado por nossas ações pode, numa escala curta de tempo, fazer ruir o planeta Terra.

O político Al Gore, que foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Bill Clinton e perdeu as eleições presidenciais para George W. Bush em 2000, montou o livro baseado em seu recente documentário, com frases curtas e farto de imagens. A combinação fez surgir uma publicação de alto impacto, com a intenção de alardear que o aquecimento global é o maior desafio que enfrentaremos neste século.

Tanto alarde tem um sentido: o de nos fazer entender que, para além das decisões políticas para deter o aquecimento global, cabe a cada um nós evitá-lo. Como? Para alívio geral, as dicas, sempre relacionadas ao consumo consciente, estão no fim do documentário.

TITULO ORIGINAL: An Inconvenient Truth

DURAÇÃO: 96 min

FORMATO: AVI

TAMANHO: 502 Mb

QUALIDADE DO VÍDEO: 10

QUALIDADE DA AÚDIO: 10






CULINÁRIA DARWINISTA



Cada tempero é sui generis em aroma e sabor, que derivam de compostos fitoquímicos originados do metabolismo básico da planta. Estes produtos químicos evoluíram nas plantas para protegê-las da ação de insetos e vertebrados herbívoros, fungos, patógenos e parasitas. Contrariamente aos animais, as plantas não dispõem de sistema imune; a sua proteção contra parasitas e predadores reside nas fortes paredes celulares contendo celulose e lignina; no seu caráter ácido e em certos compostos secundários que sintetizam, que têm ação antimicrobiana ou causam mal estar àqueles que a molestam. São receitas coevolutivas das plantas para sobrevivência aos inimigos bióticos.

Pode dizer-se que, ao longo da história evolutiva, o homem aproveitou inteligentemente a capacidade de algumas plantas para combaterem micróbios e insetos invasores, ao criar e experimentar temperos.

Um fator limitante no consumo de plantas condimentares está nos custos biológicos e financeiros de sua obtenção. Comprar partes de plantas que não crescem localmente ou são raras elevam o valor agregado ao tempero. E nem todo mundo gosta de comida temperada, muitas pessoas podem sofrer apepsias (indigestão) geradas pelo consumo de certos compostos condimentares, muitas vezes pela ausência de um hábito alimentar variado. Muitos temperos podem conter ainda cepas de vírus e bactérias em estado de dormência, que, quando ingeridos junto com os alimentos entram em ação e atacam o organismo, isto é ainda mais perigoso em se tratando de especiarias importadas, que podem trazer nelas diversas espécies de patógenos que são novidade para nosso sistema imune, tendo sérios riscos de causar endemias onde forem consumidos.


Feira Livre

Um outro fator alarmante é o modo como os temperos são manipulados. Quase todos os condimentos naturais que consumimos são produzidos em zonas rurais e vendidos em mercados e feiras livres, ambientes que estão associados a pouco saneamento e asseio no tratamento com os alimentos, onde podem ser contaminados, por exemplo, por bactérias, fungos ou fezes de animais.

Pesquisas recentes alertam que as propriedades fitoquímicas de muitas plantas condimentares podem ser carcinogênicas ou alergênicas dependo de como, quando e em que quantidades são consumidas. Um exemplo é o caso da pimenta, que contém capsaicina em seu extrato ativo; em pequenas quantidades a capsaicina tem ótimos efeitos antimicrobiais e terapêuticos, mas a ingestão de grandes quantidades dessa substância pode gerar necroses e ulcerações locais, e até mesmo carcinomas. Em regiões tropicais, os benefícios de evitar doenças e envenenamentos por alimentos temperados compensam aparentemente os vários custos dos temperos. Mas em climas temperados, onde os alimentos não refrigerados deterioram-se mais lentamente, os benefícios em retardar a deterioração podem não valer a pena pelos custos e os riscos associados.


Moléculas de capsaicina


Assim, as diferentes culturas alimentares espalhadas pelo globo e os livros de receitas de diferentes períodos históricos, essencialmente representam registros concretos de nossa coevolução com as doenças alimentares. Livrando os alimentos dos patógenos em seu consumo, o uso do tempero contribui à saúde humana, à longevidade e à aptidão de seus usuários para a cultura seguinte. Uma visão darwiniana da gastronomia ajuda-nos assim, a compreender porque alguns gostam de comidas bem temperadas enquanto outros preferem pratos mais sensíveis. Seja qual for seu paladar, haverá sempre um tempero que se adequará à sua preferência, seja pela diversidade imensa de temperos e plantas disponíveis ou pela criatividade de quem prepara o prato. Mas invariavelmente, comida temperada não é apenas gostosa, é também, saudável. Bon appétit!!!

ATLAS DE GENÉTICA

Pra quem está com dificuldades em Genética, ai vai! muito bom, gostei muito dele e eu ainda não tinha! Baixem a vontade! e comentem!

Grande abraço a todos!


TITULO:ATLAS DE GENÉTICA

FORMATO: PDF

TAMANHO: 40Mb




BIOLOGIA VEGETAL - RAVEN

BIOLOGIA VEGETAL - RAVEN


Neste início do século XXI, a Biologia Vegetal continua sendo um fascinante campo de estudo, pesquisa e aplicações práticas. Desde a publicação da última edição do Biologia Vegetal, grandes avanços foram conseguidos praticamente em todas as disciplinas das ciências vegetais. Do estudo das relações evolutivas à investigação genômica e ao entendimento de como os vegetais funcionam, esses avanços aprofundam nosso conhecimento em ciências vegetais e têm implicações duradouras nas nossas vidas. Nesta sétima edição, tentamos incluir os progressos recentes mais importantes.
Ao mesmo tempo que trazemos esses fascinantes desenvolvimentos no campo científico, também mantivemos o foco de facilitar o acesso dos estudantes aos fatos e conceitos básicos de Botânica. Examinamos minuciosamente o texto, revisamos, reorganizamos e excluímos algumas partes a fim de reduzir o tamanho total do livro. Esta edição está escrita de maneira mais clara, e as ilustrações estão legendadas de maneira mais completa. Os numerosos desenhos, fotografias e elétron-micrografias não apenas ajudam o estudante a entender a narrativa, mas também fornecem recursos valiosos para o trabalho de laboratório.
O livro "Biologia Vegetal", ora traduzido, encontra-se em sua sétima edição, indicando que a obra apresenta características especiais, as quais favorecem a sua grande aceitação por parte de estudantes, professores e pesquisadores envolvidos com o ensino da Botânica.

TITULO: BIOLOGIA VEGETAL

AUTOR: Peter, Raven H.

EDITORA: GUANABARA KOOGAN

IDIOMA: Português

FORMATO: PDF

TAMANHO: 500Mb


1ª parte

2ª parte

3ªparte

4ª parte

5ª parte

*é necessário que todas as partes sejam baixadas para que o documento possa ser vizualizado.

Fundamentos da Biologia Moderna

Título: Fundamentos da Biologia Moderna

Autor: Amabis e Martho

Formato: Programa

Tamanho do arquivo: 80 MB

Descrição: CD-ROM que acompanha o livro Fundamentos da Biologia Moderna. Ele contém animações, atividades, exercícios, etc. É uma boa ferramenta para estudantes do ensino médio e até superior.

Anatomia Vegetal Atlas cd

Título: Anatomia Vegetal
Autor(es): Beatriz Appezzato-da-Glória & Sandra Maria Carmello-Guerreiro
Formato: Flash/Internet Explorer
Tamanho do arquivo: 30 MB
Descrição: CD-ROM que acompanha o livro Anatomia Vegetal. Ele possui inúmeras imagens coloridas junto a descrições da estrutura mostrada. A variedade de lâminas é imensa, muito melhor que qualquer atlas desses encontrados pela net.

Biostat 5.0

ome: Bioestat 5.0
Idioma: Português
Formato: EXE
Tamanho do arquivo: 24 MB
Descrição: BioEstat é um software para estudantes de graduação e pós-graduação, com vários aplicativos estatísticos de fácil uso pelos iniciantes, voltados sobretudo para a área das Ciências Biológicas.