Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ESTE CURTA RETRATA DE UM JEITO INCRÍVEL O FUTURO DA COLONIZAÇÃO HUMANA DO SISTEMA SOLAR

A CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DE UMA NAVE CARREGANDO PASSAGEIROS QUE FUNDARÃO UMA COLÔNIA (FOTO: REPRODUÇÃO)


Colônias humanas em Marte, em asteroides, nas luas Europa (de Júpiter) e Jápeto (de Saturno), naves partindo - talvez para sempre - da Terra com colonizadores: imagens estimulantes como estas, e muitas outras, é o que encontramos no curta Wanderers, do artista digital suecoErik Wernquist. Todo o primoroso trabalho de arte espacial é exibido em sincronia com a retórica inspirada de Carl Sagan - o vídeo conta com um áudio do astrônomo lendo um trecho de seu livro Pale Blue Dot.

HUMANOS APRECIANDO O PÔR DO SOL ALIENÍGENA E AZULADO DE MARTE (FOTO: REPRODUÇÃO)




COLÔNIA EM JÁPETO, LUA DE SATURNO (FOTO: REPRODUÇÃO)
Só para aguçar sua curiosidade, vale a tradução do belíssimo trecho da leitura de Sagan usado na abertura do vídeo: "Apesar de todas as vantagens, a vida sedentária nos tornou irritadiços, insatisfeitos. Mesmo depois de 400 gerações em cidades e vilas, nós não nos esquecemos. A estrada aberta continua chamando baixinho, como uma canção da infância quase esquecida." O astrônomo, talvez o maior de todos os entusiastas da exploração espacial, se refere ao ímpeto humano de enfrentar de peito aberto o desconhecido e expandir suas fronteiras e horizontes - e qual seria a "fronteira final" senão o espaço?

Veja o Vídeo


O nome "Wanderers", que traduzido significa algo como "errantes" ou "viajantes", tem significado duplo. Ao mesmo tempo em que remete à definição de "estrela errante" que os gregos da antiguidade atribuíam aos planetas, também faz referência a nós mesmos, que viajamos errantes pela superfície terrestre ao longo de centenas de milhares de anos. "Em tempo, espero que saltemos do chão e nos tornemos permanentemente viajantes dos céus",