Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 19 de abril de 2015

EDUCAÇÃO PROIBIDA - Documentário

Filme: A Educação Proibida
Direção: Germán Doin
Produção:Verónica Guzzo
Gênero: Documentário
Duração: 140 min

A EDUCAÇÃO PROIBIDA é um Documentário produzido no ano de 2012, que questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo educativo.

O filme tem como objetivo dar visibilidade a experiências no âmbito educacional, que contrapõem ao modelo pedagógico tradicional.

Sinopse
O modelo atual de escola, já existe a mais de 200 anos e ainda é considerado a principal forma de acesso à educação. Hoje, escola e educação são conceitos amplamente discutidos em fóruns acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil.

Desde sua origem, a escola tem sido caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e ultrapassadas, que não acompanham as necessidades do século XXI. 





O atual sistema "PRUSSIANO" originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear.

As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.

Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir ao sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será "proibida".

Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.
 


 

A partir dessas reflexões críticas surgiram ao longo dos anos, novas propostas de educação, pondo em prática formas de pensar diferentes. "A Educação Proibida" é um documentário que procura recuperar muitas dessas propostas, explorar as ideias e experiências daqueles que ousaram mudar a estrutura do modelo educativo da escola tradicional.

A Educação Proibida é um documentário que visa questionar a lógica da escola moderna e como compreender a educação, tornando visíveis diferentes experiências educacionais, não convencionais, colocando a necessidade de um novo paradigma educacional.

O documentário é um projeto realizado por jovens que partiram do ponto de vista de quem aprende e resolveram embarcar numa investigação que abrange 8 países, entrevistando mais de 90 educadores com perspectivas alternativas educacionais. 

O filme foi financiado conjuntamente por centenas de coprodutores e tem licenças livres que permitem incentivar a cópia e reprodução. 

Um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.

A Educação Proibida pretende refletir, alimentar e promover o debate social sobre os fundamentos que sustentam a escola, promover o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem.



"Todo mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para a competição e a competição leva à guerra."
( Pablo Lipnizky )

"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade, é assim que tem acontecido sempre."
( Margaret Mead )

"A liberdade real virá quando nós nos libertarmos da dominação da educação ocidental, da cultura ocidental, e do modo de vida ocidental."
( Mahatma Gandhi )

Mais de 90 entrevistas com educadores, acadêmicos, profissionais, autores, mães e pais; uma turnê de oito países da América Latina através de 45 experiências educativas não convencionais; mais de 25.000 seguidores nas redes sociais antes de seu lançamento e um total de 704 co-produtores que participaram no seu financiamento coletivo convertido para "A Educação Proibida" em um fenômeno único. 
Colabore você também, divulgando e compartilhando o vídeo em redes sociais, promovendo um debate no seu meio social.