Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

O ano de 2010, será o ano de todas as expectativas no que concerne à Biodiversidade do Planeta. Será o momento de avaliar o desempenho quanto ao progresso na redução da taxa de perda da Biodiversidade a nível global, tal como foi acordado na Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo no ano de 2002. Será ainda a altura de se concluírem as negociações do regime internacional em recursos genéticos, bem como do estabelecimento de uma “nova Visão” e da concepção de um “Plano Estratégico” renovado para a “Convenção sobre a Diversidade Biológica”.


Em 20 de Dezembro de 2006, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o “Ano Internacional da Biodiversidade”. A Assembleia designou o secretariado da “Convenção sobre Diversidade Biológica” como ponto focal para o Ano e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros actores, visando chamar a atenção internacional para a perda contínua da Biodiversidade e para a importância vital que a Biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência.

Os principais objetivos do plano de ações a desenvolver a nível internacional visam reforçar a importância da conservação da Biodiversidade tanto para o bem-estar do Homem como para o desenvolvimento da economia e conscientizar o maior número de pessoas possíveis.


Em Setembro de 2010 terá lugar uma Assembleia Geral das Nações Unidas tendo por tema precisamente a Biodiversidade.
O que é a Biodiversidade?

Biodiversidade ou diversidade biológica é, genericamente, a soma de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, ou seja, é a diversidade da natureza viva.
Este termo e conceito têm sido crescentemente utilizados desde 1986 entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados em todo o mundo, coincidindo com o aumento da preocupação com a extinção das espécies, observado nas últimas décadas do Século XX.
Ainda se conhece pouco sobre a Biodiversidade do planeta, calculando-se que existam entre 10 a 20 milhões de espécies, das quais só 10% estão estudadas a nível científico.
Biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos. Refere-se à variedade de vida na Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da fauna, da flora, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas e ainda a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se também à riqueza (número) de diferentes categorias biológicas e à abundância relativa dessas mesmas categorias, incluindo variabilidade ao nível local, complementaridade biológica entre habitats e variabilidade entre paisagens.
A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, sendo responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.
A perda da Biodiversidade

O principal impacto da perda da Biodiversidade traduz-se na extinção das espécies que são irrecuperáveis.
Durante as últimas décadas a grande maioria dos biólogos acredita que está prestes a acontecer uma extinção em massa, dado que a taxa de perda de espécies é maior agora do que em qualquer outra época da história da Terra.
Estudos mostram que cerca de 12,5% das espécies de plantas conhecidas estão sob ameaça de extinção e cada ano entre 17.000 e 100.000 espécies desaparecem do nosso planeta. Alguns estudiosos prevêem que cerca de 20% de todas as espécies vivas poderão desaparecer nos próximos 30 anos.

O Homem é o principal responsável pela perda da Biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela ação humana, com uma taxa de extermínio 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.De entre algumas das principais ações do homem e suas consequências na perda da Biodiversidade do planeta poderemos apontar:
- A eliminação ou alteração dos habitats naturais, com a eliminação da vegetação local para construção de casas ou para atividades agropecuárias, o que altera o meio ambiente; em média, 90% das espécies extintas acabaram em consequência da destruição do seu habitat;
- A super-exploração comercial das florestas, oceanos, rios, lagos e solos que ameaça muitas espécies marinhas e terrestres;

- A poluição das águas, do solo e do ar que desgastam os ecossistemas e matam os organismos;
- A introdução de espécies exóticas e de espécies alóctones invasivas que ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do habitat natural.
A diversidade biológica representa um papel fundamental para a espécie humana, uma vez que aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.

A tendência crescente para a perda da Biodiversidade pode vir a ter profundas implicações no desenvolvimento econômico e social da comunidade humana, pois é frequentemente acompanhada por profundas alterações ambientais.
Conservar, preservar e proteger

A humanidade é ela própria parte da Biodiversidade e por isso a nossa existência seria impossível sem ela. Qualidade de vida, competitividade econômica, emprego e segurança, tudo depende deste capital natural.
A Biodiversidade é fundamental para os "serviços ecossistêmicos", ou seja, os serviços que a natureza fornece, como a regulação do clima, da água e do ar, a fertilidade dos solos e a produção de alimentos, combustíveis, fibras e medicamentos. A Biodiversidade é essencial para manter a viabilidade da agricultura e das pescas a longo prazo e é a base de muitos processos industriais e da produção de novos medicamentos.
Assim, a conservação da diversidade biológica, ou Biodiversidade, tornou-se uma preocupação global. Apesar de não haver consenso quanto ao tamanho e ao significado da extinção atual, muitos consideram a Biodiversidade essencial. Neste contexto os conceitos de conservação, proteção e preservação da natureza têm vindo a evoluir no sentido da manutenção da Biodiversidade.

Segundo uma visão ética dos direitos, deveres e educação, a Biodiversidade desempenhará o papel de "ser um espelho das nossas relações com as outras espécies de seres vivos".
A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Assim, todos nós somos responsáveis por esta perda crescente da Biodiversidade, pelo que caberá a cada um de nós dar um pequeno passo que seja para fazer regredir este estado de degradação e para evitar uma iminente catástrofe a nível planetário.

A Terra está na tua mão!...

Um comentário:

  1. Como sempre, o homem é o único ser malígno que habita o planeta terra. E pensar que, segundo os religiosos, foi criado por um deus tão bondoso, que fêz tudo perfeitinho, menos o homem!!!

    ResponderExcluir