Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Virus RNA


Os vírus com genoma de tipo RNA (abreviadamente, vírus RNA) constituem o grupo mais abundante de parasitas subcelulares, e encontram-se distribuídos por várias famílias virais, de acordo com as suas características estruturais, epidemiológicas e de hospedeiro.

Eles infectam animais, plantas e bactérias e são os agentes causais de várias patologias graves, tais como a AIDS (síndroma de imunodeficiência adquirida), a Hepatite devida ao VHC (vírus da hepatite C), as febres hemorrágicas, ou a gripe. Muitas das doênças virais emergentes são igualmente devidas à infecção por vírus RNA, das quais os casos mais notórios e recentes são a síndrome respiratória aguda (SRA), a gripe das aves ou as encefalites devidas ao vírus West Nile.
Os vírus RNA têm sido divididos em quatro grandes grupos:
A) Os vírus com cadeia simples de RNA de polaridade positiva - ssRNA(+) ou seja, aqueles cuja molécula de RNA genômico é traduzida diretamente em proteínas.
B) Os vírus com cadeia simples de RNA de polaridade negativa - ssRNA(-) cujo genoma é complementar do mRNA, necessitando por isso de ser previamente transcrito por RNA-polimerases de origem viral.
C) Os vírus com cadeia simples de RNA que é retrotranscrita com a formação de uma molécula de DNA de dupla cadeia intermédia.
D) Os vírus com cadeia dupla de RNA (dsRNA).

Para além destes quatro grandes grupos há ainda a distinguir, relativamente à estrutura do seu genoma, os vírus RNA que possuem a sua informação genética contida numa única cadeia de RNA, daqueles que a possuem distribuída por vários segmentos (genoma segmentado).
Em qualquer dos casos, a replicação dos vírus RNA é catalisada por polimerases RNA-dependentes, aparentemente desprovidas da função de correcção de erros, o que faz com que a cópia dos respectivos genomas seja um processo intrinsecamente sujeito a erros de leitura, com uma taxa de erro elevada.
Este fato cria condições para a existência de uma elevada taxa de divergência nos vírus RNA que, apesar do inerente risco de surgirem mutantes desajustados ao hospedeiro, lhes conferiu uma capacidade única de adaptação e de evolução. Não é portanto de estranhar que 75% das doenças de origem viral que afetam a espécie humana sejam provocadas por vírus RNA .
Fonte - O Mundo do RNA. Lidel

Nenhum comentário:

Postar um comentário