Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A REGENERAÇÃO DO FÍGADO


O fígado é o único órgão de mamíferos capaz de regenerar e é por este motivo que o transplante pode ser  realizado tanto de doadores com morte cerebral como de doadores vivos que transplantam somente uma parte do órgão.  O homem já conhece essa impressionante capacidade desde a Antiguidade. A mitologia grega, por exemplo, conta que o titã Prometeu ao ter criado o homem os deu o fogo que era exclusivo dos deuses, fazendo assim que fossem superiores a todos animais, como castigo foi condenado por Zeus, o deus do Olimpo, a passar a eternidade acorrentado a uma rocha, sofrendo o ataque de um abutre que lhe devorava o fígado de tempos em tempos. Um castigo doloroso baseado na idéia de regeneração do órgão.
Castigo de Prometeu (Foto:Wikipedia)
Castigo de Prometeu
Este fenômeno, no entanto, não trata-se verdadeiramente uma “regeneração”, mas sim de hipertrofia (aumento do tamanho das células) e hiperplasia (aumento do número de células) do tecido. A regeneração não se completa porque em algumas regiões não são formados vasos sanguíneos que antes existiam. E uma curiosidade: a “regeneração” do fígado não é eterna como no caso de Prometeu. Existe uma limitação já que o órgão após sofrer danos começa a se desenvolver com aspecto fibroso. A presença de doenças que provocam insuficiência hepática  grave (cirrose causada por vírus da hepatite C e B, por exemplo)  ou a presença de tumores malignos podem invalidar o órgão,  e nesses casos, não tem jeito, o único recurso terapêutico é a substituição do fígado doente por um fígado sadio.
Algumas curiosidades que você precisa saber sobre o fígado:
É a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada no duodeno pelo canal colédoco.
O fígado produz  heparina, substância anticoagulante.
Serve como reserva de glicose para o organismo. O acúmulo ocorre na forma de glicogênio.
É responsável pela desentoxicação do corpo, em casos de ingestão de medicamentos ou envenenamento.
É uma glândula mista, isto é desempenha função tanto endócrina (libera hormônios na corrente sanguínea) quanto exócrina (libera fora da corrente).
Fígado

Fígado de uma ovelha: (1) lobo direito, (2) lobo esquerdo, (3) lobo caudado, (4) lobo quadrado, (5) artéria hepática e veia porta, (6) nódulos linfáticos hepáticos, (7) vesícula biliar.
Fonte:
Drauzio Varela (site do famoso médico)
Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO)
Grupo de Hepatologia e Transplante de Fígado

4 comentários: