Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BOA VIZINHANÇA, FAZ BEM PARA A SAÚDE


Confiar na vizinhança pode ser bom para a saúde, revela estudo.
Partilhar os recursos da comunidade pode ajudar a preencher a lacuna de confiança no bairro
De acordo com um novo estudo da Universidade de Missouri, aumentar a confiança nos vizinhos está associado a uma melhoria da saúde.
Uma vez que “os seres humanos fazem comparações interpessoais a fim de avaliar as características individuais, tem sido sugerido que uma posição relativamente baixa, ou o sentimento de estar abaixo de outra pessoa financeiramente, conduz ao stress e a emoções negativas como hostilidade, vergonha e desconfiança, e a saúde sofre como consequência”, explicou Eileen Bjornstrom, professora assistente de sociologia.
No estudo, Eileen Bjornstrom descobriu que os entrevistados com maiores rendimentos em relação à sua comunidade, eram mais propensos a desconfiarem dos vizinhos. Simultaneamente, tendo em conta fatores como o nível de escolaridade, rendimentos e idade, as pessoas que relataram que os seus vizinhos são de confiança, também relataram uma melhor saúde.
“Se os indivíduos ricos são menos propensos a confiar nos vizinhos mais pobres, poderia ser benéfico tentar superar alguma da desconfiança que leva a problemas de saúde”, afirmou a investigadora.
Mais acrescenta: “É possível que partilhar os recursos da comunidade que promovem a interação, como as calçadas, áreas de laser como os parques, possam ajudar a preencher a lacuna de confiança no bairro e também promover a saúde e o bem-estar. O aumento da coesão da comunidade poderia beneficiar os moradores de todos os escalões econômicos”.

2 comentários:

  1. Ter convivência mais estreita com vizinhos e com amigos é essencial para nossa sobrevivência. É isso que nos faz criar vínculos de amizade, solidariedade e ter respeito pelas diferenças. Sem vizinhos e sem amigos eu estaria irremediavelmente perdida. O bom da vida é se dar, se doar e receber afeto, carinho, confiança, etc. Viver e conviver é uma troca quase sempre agradável, lembrando que as diferenças também fazem parte e também contribuem para aperfeiçoamentos de nossas próprias essências.

    ResponderExcluir
  2. BOA CONVIVÊNCIA COM BASTANTE HARMONIA É SALUTAR MESMO.

    ResponderExcluir