Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MEDICAMENTOS BASEADOS EM CANNABIS PODEM ALIVIAR A DOR SEM EFEITOS PSICÓTICOS


Boa notícia para o campo da saúde: uma nova pesquisa que estudou os efeitos do principal componente da cannabis pode abrir caminho para a utilização de drogas como a maconha, que proporcionam alívio da dor, sem causar efeitos colaterais indesejados.
A cannabis é considerada um analgésico, que ameniza a dor no câncer, por exemplo, mas pode produzir efeitos colaterais desagradáveis, como alucinações e mobilidade reduzida.
Agora, uma nova pesquisa revelou que o tetrahidrocanabinol (THC), o componente ativo da planta, se liga a diferentes alvos moleculares para produzir tanto o efeito de alívio da dor quanto os efeitos que deixam as pessoas “chapadas”.
A cannabis
As pessoas ficam “chapadas” quando o THC se liga a uma âncora molecular nas células chamadas receptores canabinóides do tipo 1 (CB1). O estudo descobriu que o THC alivia a dor através da ligação com receptores de glicina (um composto de sinalização do cérebro), aumentando sua atividade.
Através de experimentos em ratos, os pesquisadores notaram que quando o receptor de glicina está ausente, ou quando sua atividade é bloqueada por outra droga, os animais apresentam dor mesmo quando tomam o THC, o que indica que os dois efeitos da droga (psicotrópicos e de alívio de dor) podem ser separados.
A descoberta pode por um fim na polêmica do uso medicinal da maconha. A separação há muito procurada dos efeitos intoxicantes do THC e seus efeitos médicos desejados pode tornar o composto um aliado da medicina.
Também podem existir outras maneiras de medicamentos à base de cannabis serem capazes de proporcionar alívio da dor sem efeitos colaterais. No ano passado, uma empresa lançou na Europa um medicamento à base de cannabis chamado Sativex, para atenuar os espasmos musculares dolorosos em pacientes com esclerose múltipla.
Até agora, não houve efeitos psicóticos persistentes com o uso do produto, em parte porque ele é liberado no corpo 20 a 40 vezes mais lentamente do que o THC é liberado quando a maconha é fumada.
O medicamento contém canabidiol (CBD), um componente da maconha que deve “amenizar” as reações psicóticas do THC. O Sativex está sendo testado nos EUA, para combater a dor em pacientes com câncer, e tem funcionado também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário