Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

POLIOMIELITE ERRADICADA NA EUROPA


Vírus transmitido por alimentos e água contaminados afeta sobretudo as crianças
A poliomielite - uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças e cujo vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, provocando depois paralisia e deformações no corpo – está completamente erradicada da Europa, confirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Desta forma, o velho continente mantém-se livre de poliomielite, depois do aparecimento do vírus em alguns países europeus no ano passado, anunciou a comissão regional européia para a certificação da erradicação da doênça.
A Europa “manterá o seu estatuto de livre de poliomielite após a chegada do poliovírus selvagem em 2010”, assegurou a OMS. Desde Setembro de 2010 que não foram reportados quaisquer novos casos, após os países terem tomado “ações efetivas”, declarou a comissão num encontro em Copenhague, Dinamarca.
Vírus da Pólio pode invadir sistema nervoso
De acordo com a diretora regional para a Europa da OMS, Zsuzsanna Jakab, esta posição da comissão é uma “notícia excelente para a região e um reconhecimento a todos os estados e parceiros que, individual e coletivamente, combateram imediatamente o primeiro e maior aparecimento da doênça na Europa desde a sua erradicação em 2002”.
Em 2010, quatro países – Cazaquistão, Rússia, Turquemenistão e Tajiquistão – registaram 30 mortes e 475 casos de vírus de tipo 1. Desde a criação da Iniciativa para a Erradicação Global da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês, que inclui organizações como a OMS, a Unicef e o Rotary International), em 1988, a incidência desta doênça foi reduzida em mais de 99 por cento.
Na altura, anualmente, mais de 350 mil crianças ficavam paralisadas em mais de 125 países onde a poliomielite era endêmica. Até agora, segundo dados contabilizados no passado dia 16, foram relatados 325 casos em todo o mundo. A doênça permanece endêmica em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

NOTA: Enquanto isto em nosso amado país? A gente vai levando.....

Um comentário:

  1. Aqui as pestes retornam. O nosso país é uma vergonha! Se não são capazes de tratar e educar a população como se deve, porquê não controlam a natalidade? Como mentem através da mídia que previnem a saúde do povo!!! Nossos governantes estão muito longe de criarem vergonha na cara, se é que terão algum dia.

    ResponderExcluir