Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

sábado, 17 de dezembro de 2011

A NATUREZA ESTÁ IMPLACÁVEL, CEIFANDO VIDAS HUMANAS

O número de vítimas da tempestade tropical Washi, que devastou o sul das Filipinas, subiu para 440 mortos neste sábado, e mais de 200 pessoas estão desaparecidas, informou a Cruz Vermelha.
Entre os locais mais afetados estão a cidade de Cagayan de Oro, onde foram registrados 215 mortos, e a cidade de Iligan, onde morreram 144 pessoas, informou à AFP o secretário-geral da Cruz Vermelha filipina, Gwen Pang.
Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao.
O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, disse que a tempestade provocou "a pior inundação na história de nossa cidade", em declarações à televisão GMA. "Aconteceu muito rápido, quando as pessoas dormiam", completou.
cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta
operação na costa norte da ilha de mindanao
A televisão mostrou imagens de uma família saindo por uma janela de casa e equipes de resgate levando sobreviventes a uma região segura, com a água no nível do peito.
"A maioria das pessoas estava dormindo quando a água da enchente chegou, às 02H30 da manhã (16H30 de Brasília de sexta-feira)", disse à imprensa em Manila Benito Ramos, chefe do escritório de gestão de desastres.
"Eles foram alertados sobre a aproximação da tempestade, mas não realizaram a evacuação preventiva", acrescentou.
Ramos explicou que Mindanao é raramente visitada por tempestades, embora cerca de 20 grandes destes eventos atinjam as Filipinas anualmente, com a maioria deles chegando a Luzon, a maior e mais populosa ilha do arquipélago.
"Esperamos grandes danos, especialmente na agricultura", disse.
Marlyn Ramos, moradora de Iligan, lembrou como ela e seus filhos assistiram aterrorizados de seu telhado a enchente varrer sua vizinhança.
"Todas as casas pequenas atrás da nossa foram destruídas, e muitos de meus vizinhos estão desaparecidos", disse.
Outras áreas afetadas de Mindanao são a província de Bukidnon, onde 47 pessoas morreram, enquanto nove faleceram em outros pontos da ilha, explicou Pang, da Cruz Vermelha.
Vinte e cinco pessoas se afogaram na ilha de Negros, informou à AFP um funcionário da Defesa Civil local.
Pang relatou que 162 pessoas ainda estão desaparecidas em Cagayan de Oro e Iligan, enquanto um funcionário de Negros disse que 19 pessoas sumiram em sua ilha.
O presidente filipino, Benigno Aquino, ordenou que 10 centros de evacuação sejam instalados nas áreas afetadas de Mindanao, relatou seu porta-voz, Abigail Valte, à rádio do governo.

Um comentário:

  1. É a reação da natureza em resposta as ações humanas. Acho que já estou acostumando e convicta de que colhemos e o que semeamos. É a vida.

    ResponderExcluir