Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Experiências: Fazendo e Aprendendo

Experiências  são uma ótima forma de assimilar conteúdos e de desvendar alguns fenômenos em sala de aula. A botânica, por exemplo, é um campo bastante interessante e prático, embora as vezes pareça difícil para muitos.
Abaixo listamos as melhores e mais interessantes experiências para serem utilizadas em sala de aula para o aprendizado.  Fique atento às precauções, pois algumas envolvem riscos biológicos, e portanto, será necessário realizá-las em local apropriado utilizando equipamentos de proteção individual. Embarque neste grandioso universo da investigação científica. Faça suas próprias experiências e passe a  compreender determinados fenômenos no laboratório.

Links das Experiências

Extração de DNA do Morango


Germinação de sementes no Claro e no escuro
Esterilização numa Panela de Pressão
Translocação da Seiva Elaborada no Floema
Ação da Enzima Catalase
Percebendo a Fotossíntese

Para ter acesso a outras experiências acesse os sites:
Experiência na Rede
Laboratórios Virtuais
Ponto Ciência
O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência. Nele você vai encontrar instruções passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. A ciência por trás dos fenômenos é explicada em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas. O portal é um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.

Atenção para as normas de biosegurança:
Não faça nada sem o auxílio de um adulto ou alguém mais experiente que você.
As experiências devem ser realizadas com equipamentos de proteção individual (ex.: luvas , jalecos e oculos).
Boa diversão!

2 comentários:

  1. Muito bom. Torço para que isso seja divulgado e que haja muitos interessados.

    ResponderExcluir
  2. Muitos Professores tem trabalhado com o concreto, pois é mais fácil a assimilação pelos alunos, além de estimular a descoberta e a curiosidade dos mesmos. Estamos numa era em que a tecnologia avança a passos largos e quem tem informação estará na frente dos outros, neste mundo de competição acirrada.

    ResponderExcluir