Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PARA ENTENDER E AJUDAR A COMBATER A FOME NA SOMÁLIA

Há 20 anos desde que o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, a Somália tem enfrentado a fome, inundações, combate, ataques suicidas, a pirataria e a insurgência.
Conflitos violentos prevalecentes na Somália faz com que seja difícil, senão impossível para as agências de ajuda humanitária alcançar as pessoas.
O país que tem lutado sem um governo central forte desde então.
Aqui está uma seleção de Reuters imagens 1993-2011 neste país dilacerado pela guerra e sem um Estado de Direito.
As condições da população somali, que já estavam deterioradas por 20 anos de conflitos, foram agravadas ainda mais pela seca que prejudicou as colheitas, causou a morte do gado e elevou o preço dos alimentos. Em busca de alimentos e assistência médica, os somalis andam por dias até chegar aos campos de refugiados de Dadaab, no Quênia.
Mas em Dadaab a situação também é alarmante. Já são mais de 370 mil refugiados nos três acampamentos que formam Dadaab, que têm capacidade para abrigar apenas 90 mil pessoas. A maioria dos recém-chegados acaba se instalando no entorno do campo onde não recebem assistência adequada.
Refugiados somalis esperam para ser oficialmente registrados e receber o cartão que lhes dá direito ao acesso a alimentação. Pode demorar até dois meses para que os refugiados consigam pegar a sua primeira cota de alimentos. Muitos dos que já estão assentados dividem seus alimentos com os recém-chegados.
Os refugiados somalis têm que suportar atrasos para serem registrados nos acampamentos e ter acesso a alimentos, água e abrigo. Médicos Sem Fronteiras está atendendo as necessidades médicas, incluindo o tratamento de cerca de 10 mil crianças desnutridas no campo de Dadaab e arredores. A organização alerta: em Dadaab, a situação é de crise humanitária. 

Ajudem a salvar crianças africanas da fome; veja como doar.
Campanha Divulgada pelo Yahoo:
Milhares de crianças do leste da África estão morrendo de fome extrema, que já afeta 9 milhões de pessoas. Somente na Somália, 640 mil crianças estão subnutridas e mais de 29 mil com menos de cinco anos morreram em três meses e mães são forçadas a abandonar seus filhos à beira da estrada. Essa situação dramática é retratada em um novo vídeo para a música de Bob Marley & The Wailers "Hide Tide or Low Tide", de 1973. Abaixo.
Editado por Kevin Macdonald, diretor do "O Último Rei da Escócia" e do documentário "Marley", o vídeo faz parte de uma campanha global da ONG Save the Children é um chamado para o combate a fome. O Yahoo! apoia a campanha. Para ajudar, basta depositar doações ou fazer o download do single “High Tide or Low Tide”. Saiba como participar.
Veja abaixo a relação de organizações que estão trabalhando no combate à fome na região, conhecida com Chifre da África:
International Medical Corps: O grupo mobiliza equipes no Quênia, na Etiópia e na Somália - os países mais afetados pela seca mais grave dos últimos 60 anos. Faça uma doação.
Save the Children: A entidade lançou uma grande campanha humanitária nos três países, fornecendo alimento, medicamentos e água potável a dezenas de milhares de crianças em comunidades em locais remotos. Faça uma doação.
World Vision: A ONG cristã também está atuando na região. Faça uma doação.

Clique no Link Abaixo: Médicos Sem Fronteiras

OS SOMÁLIS TEM FOME, ESTÃO MORRENDO. AJUDEM!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário