Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

VULCÃO EQUATORIANO, TUNGURAHUA, ENTRA EM ERUPÇÃO

Uma reativação do processo de erupção do vulcão Tungurahua obrigou as autoridades a passar de amarelo para laranja o nível de alerta para áreas de influência do vulcão, de acordo com a Secretaria Nacional de Gestão de Risco (SNGR, Defesa Civil). O Comitê de Operações de Emergência (EOC) da província de mesmo nome, ordenou a mudança para alerta laranja, depois que o nível de perigo subiu, disse que a medida foi adotada pela SNGR, para "salvaguardar a segurança da população", a defesa civil,  pediu que os habitantes das áreas de influência do vulcão "acatar as recomendações" para evitar riscos. O Instituto Geofísico informou por sua vez que o vulcão, registrou um rápido processo eruptivo,
Acompanhado de explosões, fluxos piroclásticos, emissão de blocos incandescentes acompanhado de cinzas e cascalho, na parte da tarde e a noite do último domingo.
 "Esse processo ocorreu durante a erupção do vulcão que representava um nível de atividade considerada de moderada a baixa, caracterizada por pequenos orifícios na cratera e um pequeno número de terremotos vulcânicos", acrescentou. 
No mais recente relatório, o Geofísico disse que se “mantém a atividade eruptiva" e que os abalos sísmicos estão em um nível elevado, com intensidade constante, de moderado a alto, e expelindo material incandescente constantemente.
O vulcão Tungurahua, localizado no centro andino do Equador, continua liberando material incandescente depois de ter entrado novamente em erupção no domingo. As autoridades decretaram alerta laranja para vários povoados vizinhos.
O Instituto Geofísico recomendou que a população não permanecesse nas zonas de alto risco.
Nos arredores do Tungurahua se encontram vários povoados, como o turístico Baños, cujos 15.000 habitantes foram evacuados à força em 1999, quando se iniciou a erupção, e só puderam voltara casa um ano depois.
Em dezembro de 2010, as autoridades decretaram alerta vermelho ante uma reativação do Tungurahua ("Garganta de fogo" em quíchua).
Fotos do Vulcão
O Instituto Geofísico recomendou que a população não permaneça nas zonas de alto risco

Atividade noturna. Desde domingo, 17 de novembro, o vulcão, emite fluxos piroclásticos mais visível à noite. 
As autoridades decidiram mudar de amarelo para laranja o aviso de alerta sobre o potencial de risco.
Foto: Pablo Cozzaglio/AFP





2 comentários:

  1. Imagens impressionantes,mas belíssimas!Eu só não queria estar perto dele,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fascinado por vulcão, acho que no Brasil poderia ter pelo menos uns 10.

    ResponderExcluir