Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ADOLESCENTE É PICADO POR COBRA MAIS VENENOSA DO MUNDO E SOBREVIVE

A polícia australiana investiga como um adolescente de 17 anos sobreviveu à picada da cobra mais venenosa do mundo, a Inland Taipan, cujo veneno é capaz de matar cem pessoas com apenas uma gota.
Judith Martin, do serviço de resgate de répteis da Austrália, disse à BBC que a cobra, que foi capturada, será enviada a um programa de reprodução.
Embora a cobra viva geralmente em áreas de deserto, o incidente ocorreu nas proximidades da cidade de Sydney.
O garoto está internado em estado grave, mas sua situação é estável.
Cobra é considerada a mais venenosa do mundo; uma gota do veneno pode matar cem pessoas
"A polícia está tentando determinar como o jovem foi mordido, e espera conseguir falar com o garoto assim que ele estiver melhor", disse a polícia do Estado de New South Wales em comunicado.
Representantes do Hospital Mater, em Newscastle City, onde o garoto está sendo tratado, disseram que a administração do antídoto foi crucial para sua sobrevivência.
"Nós tínhamos um estoque de antídoto, mantemos o que chamamos de antídoto polivalente que cobre todas as nossas cobras", disse Geoff Isbister à emissora ABC News.
Descrita como tímida e reclusa, a Inland Taipan pode ter até dois metros de comprimento.
Em geral, é encontrada nos Estados de Queensland e do Northern Territory, centenas de quilômetros da cidade de Kurri Kurri, onde o incidente ocorreu.
Um zoológico próximo à cidade foi invadido no último domingo, e quatro cobras pítons e dois jacarés foram roubados, mas a polícia acredita que o incidente não esteja relacionado com a surpreendente aparição da Inland Taipan em uma área urbana.
A Serpente
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Reptilia
Ordem:
Serpentes
Família:
Elapidae
Género:
Oxyuranus

A Oxyuranus microlepidotus, conhecida comumente como Inland Taipan, é uma serpente endêmica da Austrália, da família Elapidae. Embora altamente venenosa, é muito tímida e reclusa, e sempre prefere fugir do problema (a palavra "feroz" do seu outro nome de fato descreve seu veneno, mas não o temperamento).
Pode chegar a 2,5 m de comprimento e é considerada a serpente mais venenosa do mundo. Uma picada desta serpente pode levar um ser humano à morte em apenas 20 minutos, com a introdução de até 60 mg de veneno.
Sua cabeça é arredondada e comprida, e mais escura que o resto do corpo. No inverno a cor é preto brilhante, alterando-se para marrom-escuro no verão. Esta mudança de cor sazonal serve o propósito de termorregulação, permitindo que a cobra absorva mais luz nos meses de frio, a taipan é nativa das regiões áridas da Austrália central.
Região de  habitat da Inland Taipan (em vermelho)


Seu alcance se estende desde o sudeste do Território do Norte no oeste de Queensland. Seu veneno provoca a coagulação do sangue da vitima, enquanto neurotoxinas destroem o sistema nervoso, e outras toxinas atacam os músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário