Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

quarta-feira, 16 de março de 2016

CONHEÇA O PNEU ESFÉRICO QUE PRETENDE “REINVENTAR A RODA”




Pneu esférico permitiria manobras que são impossíveis com o formato convencional
Se a roda foi uma das invenções mais perfeitas e revolucionárias de todos os tempos, será que é preciso "reinventá-la"?
Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo parece pensar que sim. No Salão do Automóvel de Genebra, que acaba de fechar suas portas, a Goodyear apresentou dois novos conceitos projetados especialmente para veículos autônomos.
O mais incrível deles, batizado de Eagle-360, literalmente reinventa a roda com um impressionante design esférico.
"Não estamos tentando prever o futuro, mas estamos estudando o futuro da mobilidade e da conectividade", afirmou Keith Price, porta-voz do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Levitação magnética e natureza
Conceito do novo pneu foi inspirado pelo chamado 'coral-cérebro'
As vantagens de pneus em forma de bola são muitas. Equipado com eles, um carro sem motorista pode se mover em qualquer direção, em qualquer ângulo e a qualquer momento: girando o veículo para o outro sentido sem sair do lugar ou deslizando lateralmente para entrar em uma vaga de estacionamento mais apertada.
Essas manobras são impossíveis com a interface motorista/volante, em que é necessário um impulso para a frente para poder executar uma curva. Mas com um robô no comando de um pneu esférico, praticamente tudo é possível.
As desvantagens são mais óbvias: uma esfera não possui um eixo central, e, por isso, nenhum ponto para o encaixe de um sistema de transmissão.
O Eagle-360 (que ainda está na fase de concepção) pretende superar esse obstáculo usando levitação magnética para sustentar o veículo acima de seus pneus, e aplicar a mesma tecnologia para conduzir e frear.
Hoje em dia, essa tecnologia só é usada em trens, e a Goodyear revela não estar trabalhando com um parceiro para desenvolver uma versão redonda da levitação magnética. Pelo menos não até a apresentação em Genebra. "Não me surpreenderia se alguém nos procurar para discutir o assunto depois do salão", disse Price.
A banda de rodagem do Eagle-360 representa uma solução engenhosa para outro problema. Enquanto o padrão linear parece fazer sentido quando um pneu gira em torno de um só eixo, uma esfera precisa de aderência em todas as direções.
Para isso, a Goodyear foi procurar na natureza e encontrou a resposta nas espirais do chamado coral-cérebro (família das Faviidae).
Assim como as pontas de nossos dedos, o novo pneu se tornaria mais macio e aderente em condições úmidas, mas mais firme no clima seco.
Pneu inteligente
Outro conceito da fabricante é o pneu capaz de 'ler' informações sobre a rota
A segunda novidade da Goodyear em Genebra tem o formato convencional de sempre, mas com uma diferença. Apesar de não trazer consigo um otimismo futurista, o InteliGrip é uma extensão lógica dos monitores de pressão integrados.
Reportagem (em inglês) no site BBC Autos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário