Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

KEPLER-452B: UM EXOPLANETA BASTANTE SIMILAR À TERRA


KEPLER-452B: UM EXOPLANETA BASTANTE SIMILAR À TERRA

Em uma videoconferência realizada hoje (23), a NASA anunciou a descoberta de um exoplaneta com possíveis características mais semelhantes com a Terra até o momento. 
 O registro foi realizado através de observações obtidas com o Telescópio Espacial Kepler e outros telescópios na superfície terrestre. 
O novo planeta, designado por Kepler-452b, orbita uma estrela do tipo espectral G2V, semelhante ao Sol, situada à 1.400 anos-luz na direção da Constelação do Cisne. 
Trata-se do menor planeta descoberto atualmente na “zona habitável” — região em torno de uma estrela onde é possível haver água líquida — de uma estrela tão similar ao Sol.
A estrela, com uma idade estimada de 6 milhões de anos, é mais antiga do que o Sol, por isto, apesar de possuir uma temperatura superficial similar — sendo do mesmo tipo espectral — é 10% maior e 20% mais luminosa do que a nossa estrela.
O Kepler-452b é 60% maior em diâmetro do que a Terra, sendo incluído na classe de planetas designados de “super-Terra”. 
Apesar da sua massa e composição serem ainda desconhecidas, com base nos dados obtidos pela missão Kepler, é muito provável que trate-se de um planeta constituído principalmente por rocha e metal. 
A órbita do planeta é bastante semelhante com a da Terra em torno do Sol: quase circular, com um ano de 385 dias terrestres e uma distância média à estrela hospedeira de 1,05 unidade astronômica. 
Lançado em março de 2009, o Telescópio Espacial Kepler possui capacidade de descobrir um exoplaneta ao medir uma tênue variação de luminosidade de uma estrela quando algum corpo passa diante dela, permitindo aos cientistas estimar o raio e a distância do objeto em relação à estrela hospedeira. 
Atualmente, o telescópio encontrou 4.696 candidatos à exoplanetas, sendo que 1.030 já tiveram sua existência confirmada, no total, os astrônomos já catalogaram 1.927 exoplanetas no Universo próximo. 
A descoberta do Kepler-452b é importante, mas não é inédita. 
No ano passado, astrônomos utilizando também o telescópio Kepler encontraram o primeiro exoplaneta com um tamanho similar ao da Terra, o Kepler-186f, no qual está na região habitável de uma estrela (www.goo.gl/3VlwSv). 
Mas a principal diferença entre o Kepler-452b e o Kepler-186f é a estrela que cada um deles orbita; enquanto a do 186f é uma estrela anã, a do 452b é muito mais semelhante com nosso Sol. 
Os cientistas esperam que o Telescópio Espacial James Webb, com lançamento marcado para 2018, consiga ter capacidade suficiente para detectar e confirmar a existência desses outros mundos ainda desconhecidos.
Fonte (em inglês): www.goo.gl/F9lGZW

Nenhum comentário:

Postar um comentário