Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CENTENAS MORREM DIARIAMENTE DE FOME NA SOMÁLIA


A fome se espalhou para seis das oito regiões no sul da Somália, e 750 mil pessoas enfrentam iminente estado de fome, disse a Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira, enquanto centenas de pessoas estão morrendo diariamente apesar do aumento na ajuda humanitária.
"Toda a região de Bay foi declarada uma área em estado de fome", disse Mark Boden, coordenador de ajuda humanitária da ONU para a Somália.
Bay é a sexta região na Somália a escorregar à condição de fome desde a declaração inicial das Nações Unidas sobre a crise no país, em julho. A Somália, assolada pela guerra, tem mais de 4 milhões de pessoas, o equivalente a 53 por cento da população, incapacitadas de cumprir com suas necessidades alimentares.
Centenas de pessoas estão morrendo diariamente e ao menos metade são crianças, disse Grainne Moloney, da ONU, acrescentando que esperava que o restante das regiões no sul da Somália escorregaria ao estado de fome até o final deste ano.
As agências de ajuda humanitária só conseguiram entregar alimentos para 1 milhão daqueles em necessidade porque o grupo rebelde Al Shabaab, filiado à al Qaeda e que controla grande parte da região sul do país, não permitiu a entrada das entregas de alimentos.
"O índice de subnutrição (entre crianças) na região de Bay é de 58 por cento. Esse é um índice recorde de subnutrição aguda", disse Moloney, analista chefe da Unidade de Análise em Segurança Alimentar e Nutrição da ONU.
A fome existe onde ao menos 20 por cento das famílias não têm acesso a alimentos suficientes, mais de 30 por cento estão com subnutrição aguda e duas pessoas em cada 10 mil morrem diariamente, segundo dados da ONU.
O Chifre da África tem sofrido a pior seca em décadas, que afetou partes do Quênia, Etiópia, Djibouti e até a Uganda.
Membros nsurgentesda à Al Qaeda ligados a Al Shabaab, distribuir alívio para as pessoas atingidas pela fome -  que foram deslocadas internamente na Ala acampamento de Yaasir no Km50 fora da capital da Somália Mogadíscio  em 03 de setembro de 2011. REUTERS
 O Mundo não pode se calare omitir-se perante as desgraças que se abatem sobre nossos semelhantes.
VAMOS AJUDAR
- A Unicef em Portugal (www.unicef.pt) está recolhendo fundos, os donativos podem ser feitos no site ou nas caixas multibanco. Selecciona-se “Transferências”, depois “Ser solidário” e finalmente “Unicef”. Para efeitos fiscais, escolhe-se depois a opção “Fatura” e introduz-se o número de contribuinte.
Também podem ser enviados cheques para a morada Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto de Aguiar, 21 - 3º Esquerdo 1069-115 Lisboa.
Também é possível contribuir por telefone, através do número 760 501 501, chamada de valor acrescentado que custa 60 cêntimos. Ou fazer depósitos para a conta no banco Millenium BCP (NIB 0033 0000 5013 1901 2290 5)
- O Comité Internacional da Cruz Vermelha também tem uma página na Internet dedicada à Somália onde se podem efetuar donativos (http://www.icrc.org/eng/where-we-work/africa/somalia/index.jsp)
- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados lançou, também na Internet, uma campanha para ajudar a Somália, à qual se pode aceder em http://www.unhcr.org/emergency/somalia/
- O Programa Alimentar Mundial está a efectuar recolha de donativos para ajudar as vítimas da seca no Corno de África em http://www.wfp.org/crisis/horn-of-africa
- A Oxfam (http://www.oxfam.org/eastafrica ) também está a aceitar donativos para as vítimas da fome.
- A Care lançou a sua campanha na página http://www.care.org/index.asp
- Os Médicos sem Fronteiras recolhem também donativos em  https://www.doctorswithoutborders.org/donate/

Conheça algumas das formas de ajudar a Somália a combater a fome. E participe divulgando a hashtag #ajudeasomalia no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário