Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 30 de maio de 2010



evolucionismocultural [Antropologia] Evolucionismo Cultural   
Morgan, Tylor e Fraser
Este livro contém três textos clássicos da história do antropologia. A iniciativa de Celso Castro de reunir Morgan, Tylor e Frazer é uma contribuição valiosa para o ensino antropológico nos países de língua portuguesa. Em geral, há uma grande dificuldade de acesso a trabalhos fundadores das ciências sociais. Assim, fica-se dependendo de manuais para obter informações de segunda mão. Ou então saberemos desses textos através das leituras e interpretações de outros autores, com todos os riscos inevitáveis de parcialidade., ou mesmo preconceito.
O evolucionismo cultural, em particular, tende a ser empobrecido e muito simplificado na divulgação da história da antropologia, reduzido muitas vezes a uma visão etnocêntrica utilizada para justificar pretensas superior idades culturais ou até raciais. Não há dúvida de que chavões evolucionistas foram e são usados, abundantemente, para manipulações político-ideológicas de diferentes tipos. No entanto, alguns dos textos produzidos na segunda metade do século XIX e início do século XX levantaram questões e apontaram caminhos que se revelaram fundamentais para o desenvolvimento do pensamento antropológico. Efetivamente fornecem, até hoje, importante contribuição a a leitura crítica e renovação de nossos estudos.

Evolucionismo Cultural – Morgan, Tylor e Fraser

Tamanho: 1.63mb | Formato: pdf
Para Baixar e só Clicar ai embaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário