Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA - FRANCISCO DE ASSIS ESTEVES

Fundamentos da Limnologia - Esteves

Limnologia (limno=pântano,lago + logos=estudo) - é uma parte de hidrologia (ciência que estuda a água) que se ocupa em estudar os corpos de águas continentais ou interiores, isto é, a água encontrada fora do litoral, mais para o interior, como os rios, os lagos (que são de água doce, pois não estão em contato com a água do mar, enquanto que as lagoas, por estarem sempre em contato com o mar, são salgadas), os lençóis subterrâneos (aquíferos ou lençóis freáticos), águas de cavernas, etc...
  
Download
Curtam o Blog:  neste botão embaixo da página
 e
Peçam através do email

180 comentários:

  1. Agradeceria se tivesse como me enviar por e-mail o pdf do livro Fundamento de Limnologia.
    jgmoraes@gmail.com
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de baixar o livro FUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA - FRANCISCO DE ASSIS ESTEVES. É possível?

    ResponderExcluir
  3. oláá, eu gostaria do livro Fundamentos da Limnologia - Francisco de Assis Esteves.
    Muito obrigado por disponibilizar!!!
    mariofelipecporto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Por favor se for possível enviar o pdf para este email gisouza21@gmail.com.
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Agradeço desde já se puder me enviar o livro Fundamentos de Limnologia!
    jotape.100@hotmail.com
    Valeu parceiro!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de recebê-lo por email se possível!
    jeffersonftz09@hotmail.com

    abraço

    ResponderExcluir
  7. olá. boa noite. gostaria do pdf do livro FUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA. ncvenancio@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Teria a possibilidade de me mandar o pdf do livro por e-mail? É o livro completo?
    Meu e-mail é: isabelalia.ilv@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, gostaria que, se possível, você envia-se para mim o Livro Fundamentos de Limnologia, de Francisco De Assis Esteves.

    Meu e-mail é lucasmedeiros0@hotmail.com

    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá Gil. Gostaria que me enviasse por e-mail o pdf do livro Fundamentos de Limnologia.Desde já agradeço a atenção e aguardo sua resposta. patriciamirandaferraz@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  11. Ficarei grato se enviasse o livro para o email: julioaparecido@hotmail.com

    PAZ

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Seria possível enviar-me o livro de Limnologia de Francisco de Assis Esteves? jcsalgueiro2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá bom dia, gostaria de saber se você teria como me enviar uma cópia do livro fundamentos de limnologia. o e-mail é hailtoncesar.pa@gmail.com desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  14. gostaria do livro
    email: bruno.melo162@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. OLÁ GOSTARIA DE RECEBER O PDF DO LIVRO DO ESTEVES - FUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA...

    AGRADECIDO,

    EVANDRO FARIAS
    evandro_passos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Você poderia me enviar o livro? Carolinacattaninajm@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. gostaria desse livro!!
    arayam.lima@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Por favor pode me enviar por e-mail?

    hevertonalencar.biologo@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de receber o livro em pdf
    placianolima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Poderia me enviar o livro
    rodrigomariano2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Poderia me enviar o livro fundamentos de limnologia
    rodrigomariano2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. obrigada por me atender!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, por favor me envie o pdf do livro do esteves:

    nandabay@gmail.com


    muito obrigada

    Fernanda

    ResponderExcluir
  24. Gil, muito obrigado pelo envio do material. Muito bom!

    ResponderExcluir
  25. Gil, muito obrigado pelo material, muito bom!

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia Gil!!!!
    Gostaria que me enviasse por e-mail o pdf do livro Fundamentos de Limnologia.Desde já agradeço sua atenção e aguardo sua resposta.
    thiagomartins_ea2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pelos livros que mandaste. Serão bem vindos aos meus estudos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  28. boa noite,
    poderia me enviar o livro? ivan.scarabeli@hotmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  29. Olá! gostaria ,por gentileza, de receber o pdf do livro do Esteves por e-mail.
    fernandamaia.bio@gmail.com

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada pelo material, adorei tbm os outros arquivos que me encaminhou.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, gostaria que me enviasse por email o livro do esteves. Email: daiimoreira@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada pelo envio do material, vai ser bastante útil para mim pois estou estudando para concurso!!!

    ResponderExcluir
  33. Se possivel, me envia o livro do Esteves.
    Desde já agradeço.
    rafaelarios46@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, por favor poderia me enviar o livro ? rodrigo_mascena@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Bom dia,
    Gostaria de receber o livro por e-mail, se possível.
    gabrielleassumpcao@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pelo material enviado!!! Será de muita utilidade.

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostaria q me enviasse o livro de limnologia.
    samaraufc@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Obrigada por me enviar o livro e mais alguns materiais...vai ser muito útil...parabéns pela atitude de compartilhar o livro com pessoas q não podem comprá-lo

    ResponderExcluir
  39. Pela misericórdia estou precisando deste livro para prova do mestrado me envia por favor
    ale.plie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. muito obrigado!Gil muito obrigado mesmo estava precisando!

    ResponderExcluir
  41. Ola, estou precisando do livro, tem como me enviar?

    rnpjunior@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  42. Gil
    Muito obrigado pelos arquivos, vai me ajudar muito. E foi bem rápido, estava mesmo precisando.
    Parabéns pelo blog, vou divulgar.

    ResponderExcluir
  43. Arrebentou Gil!

    O cara responde rapidinho e ainda manda material adicional.
    Esse conhece e sabe realmente como ajudar o próximo!
    Muito obrigada pelos pdfs, serão muito úteis.
    Tô divulgando o blog no grupo da minha turma de faculdade.

    ResponderExcluir
  44. pode me mandar este livro por favor
    Gatade92@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. pode me mandar este livro por favor
    gatade92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá, também gostaria do livro, pois acabo de ingressar em um laboratório de pesquisa limnológica!
    Meu e-mail: ed.le.blanc@hotmail.com ou ed.branco@ufrj.br

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigado pela pronta resposta, pelo livro e por todo material adicional, Gil!
    Serão muito úteis na minha formação de limnólogo.
    Parabéns pela iniciativa de auxílio na instrução dos menos favorecidos.

    Divulgarei a todos que puder.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de receber o livro de Limnologia
    . Stefan-oc10@live.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  49. Agradeço pelos arquivos enviados.
    Muito útil mesmo.
    Abraços!

    Att,
    Stefan!

    ResponderExcluir
  50. Agradeço pelo arquivo enviado.
    Muito obrigado!
    Stefan!

    ResponderExcluir
  51. Olá, você poderia me mandar o fundamentos de limnologia por email?
    esterlilian2231@gmail.com
    Obrigada desde já, abraços.

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber o livro se possível.
    tsantoss@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  53. Muito obrigado pelos arquivos,
    provavelmente chegaram mais rápido do que se eu fizesse o download.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada pelo envio do material! O blog também é muito legal e vou ajudar a divulgar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  55. muitíssimo obrigada pelo livro!!!

    ResponderExcluir
  56. muitíssimo obrigado, esse livro será de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  57. Olá estou fazendo a disciplina de Limnologia e o professor indicou esse livro queria se possivel me enviasse por e mail ele e o que tiver sobre o assunto. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  58. olá! ótimo blog! muito interessante mesmo! Também quero receber, se possível o livro Fundamentos da Limnologia. suaniboechat@gmail.com
    Muito grata!
    Abs
    Suani.

    ResponderExcluir
  59. Muito Obrigada pela agilidade e material adicional!
    Vou divulgar muitoooooo!!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde, Gil!
    Quero muito agradecer por ter me enviado o livro Fundamentos da Limnologia. Me será muito útil! Apenas não consegui abrir o arquivo Perspectivas da Limnologia do Brasil no formato em que está. Poderia me enviar em pdf?
    abs
    Suani.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite! já estou seguindo, sucesso com o blog,
    lroberto400@gmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  62. Olá Gil, gostaria que me enviasse se possível o livro Fundamentos em Limnologia.
    regiane _lacerda_@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  63. Olá Gil já recebi seu e-mail com o livro.
    Muito obrigada me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  64. GOSTEI MUITO DO MATERIAL ENVIADO..PARABÉNS PELA DISPOSIÇÃO EM AJUDAR

    ResponderExcluir
  65. OBRIGADA PELO ENVIO DO MATERIAL..PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    SUCESSO COM O BLOG!!!

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pelo blog. Muito obrigada pelo livro e pelos arquivos enviados. Quanta presteza. Irei divulgar em meu facebook.
    Obrigada.
    Abraços.
    Salma

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde. Muito obrigada pelo livro e pelos arquivos enviados. Parabéns pela disposição em ajudar.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde, muito obrigada por ter disponibilizado o livro, pela sua disposição e vontade de ajudar. Muito obrigada mesmo.
    Sucesso no blog, com certeza irei divulgar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  69. Muito obrigado pelo livro, será muito útil!

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde. Obrigada Gil, pelo livro e os arquivos enviados.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite.Poderia mandar o pdf do livro para o email fabionfsousa@gmail.com?

    Grato.

    ResponderExcluir
  72. Obrigado por enviar o livro e os outros arquivos pro fabionfsousa@gmail.com !Abraço!

    ResponderExcluir
  73. Olá Gil, boa noite! Parabéns pelo blog, gostaria de receber o livro Fundamentos da Limnologia. ( lu-cianam@hotmail.com ).

    ResponderExcluir
  74. Olá Gil, adorei os arquivos e livro, estou muito feliz obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  75. grato se enviar para teoboscoreli@gmail.com

    ResponderExcluir
  76. Eu gostaria do livro Fundamentos da Limnologia - Francisco de Assis Esteves.
    Muito obrigada por disponibilizar!!!
    Meu email eh dmellovasconcellos@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. Bom dia! Livro recebido, obrigado Gil.

    ResponderExcluir
  78. Olá Gil, gostaria que me enviasse se possível o livro Fundamentos em Limnologia.
    tainaramarquez@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  79. Boa noite Gil. Meu nome é Rodiney.

    Se puder mandar o livro fundamentos de limnologia pro meu email, agradeço. Vai ser de fundamental importância.

    rodiney_reis@hotmail.com

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite Gil. Fiquei surpreso com a rapidez com que fui respondido.
    Agradeço a pronta disponibilidade que demontrou em responder o email e encaminhar ainda mais arquivos. Vou indicar o blog pra todo mundo! Um grande abraço e mais uma vez obrigado! Rodiney

    ResponderExcluir
  81. Olá Boa Noite.Fiquei muito interessada no livro Fundamentos em Limnologia. Caso possível gostaria de receber por email. Meu email é flaviafatima01@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Olá recebi obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigado, em poucos minutos fui respondido.
    Parabéns pelo Blog.
    Att
    Danillo

    ResponderExcluir
  84. Email: fabybiologa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  85. Muito obrigada!
    Nossa, vc é muito atencioso :)

    ResponderExcluir
  86. De nada, tem outros livros de Biologia no Blog, de uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  87. Muito obrigada mesmo, você realmente é muito atencioso, respondeu muito rápido, salvou a minha vida, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde! Por gentileza, gostaria de receber o pdf do livro do Esteves por e-mail: edilenefaraujorodrigues@gmail.com. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  89. Por gentileza, gostaria de receber o pdf do livro do Esteves por e-mail, é possível? e-mail: jaquelinedacostabotelho@yahoo.com.br. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  90. Por gentileza, gostaria de receber o pdf do livro do Esteves por e-mail, é possível? e-mail: jaquelinedacostabotelho@yahoo.com.br. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  91. Por gentileza, gostaria de receber o pdf do livro do Esteves por e-mail: 12100004@unmsm.edu.pe. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde. Gostaria de receber por email o livro Fundamentos de Limnologia de Francisco A. Esteves, desde sou grato! prcsk84ever@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Respostas
    1. Oi poderia me enviar por email o livro laiza.samires@hotmail.com, preciso com urgência e não encontro em lugar nenhum

      Excluir
  94. Boa Noite, poderia enviar o livro laiza.samires@hotmail.com, agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
  95. Por gentileza, poderia enviar o livro fundamentos de limnologia para o meu e-mail: raquelsalviano@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  96. Por gentileza, poderia enviar o livro fundamentos de limnologia para o meu e-mail: raquelsalviano@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  97. Muito Obrigada por responder prontamente ao meu pedido e enviar-me o livro.

    ResponderExcluir
  98. Obrigado pela rapidez da resposta, e pelo material enviado!

    ResponderExcluir
  99. Poderia enviar o livro fundamentos de limnologia para o meu email?
    ingridniick_@hotmail.com
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  100. Por gentileza, poderia enviar o livro fundamentos de limnologia para o meu e-mail: santos.f.marcelo@gmail.com
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  101. Muito Obrigado Gil por responder ao meu pedido e enviar-me o livro.

    ResponderExcluir
  102. Caro colega necessito do livro( fundamento de Limnologia ) e aguardo no e-mail mfrabelostm@gmail.com
    Att

    ResponderExcluir
  103. Caro colega, recebi seu email, desde ja fica meu agradecimento com muito apreço.
    Att

    ResponderExcluir
  104. Gil,seu blog é super interessante! Seria possível que me enviasse o livro Fundamentos da Limnologia. Meu email é: assispereirapinto@gmail.com

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia! Poderia, por favor, me enviar o livro Fundamentos da Limnologia por email? (ramyuri@yahoo.com.br)
    Muito obrigada e Feliz 2016!!
    =D

    ResponderExcluir
  106. Muuuito obrigada pelo material enviado!
    Super completo! Além do livro solicitado foram enviados materiais complementares! =D Show!

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde.. você poderia me enviar o livro 'fundamentos de limnologia'?! Meu e-mail: carlitanascimento@hotmail.com
    Ficaria imensamente agradecida xD

    ResponderExcluir
  108. Bom dia! Poderia, por favor, me enviar o livro Fundamentos da Limnologia por email?
    Carlitanascimento@hotmail.com
    Obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  109. Boa Tarde, eu gostaria do livro Fundamentos da Limnologia - Francisco de Assis Esteves 3ª Edição. Agradeço dês de já.
    Email: oliveiraserrao@gmail.com

    ResponderExcluir
  110. Boa noite, muito obrigado pelo material "fUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA" agradeço a atenção e o tempo. Recomendo o blog a todos.

    ResponderExcluir
  111. Gostaria que me enviassem, por gentileza, o "Fundamentos de Limnologia". E-mail: paula.lellis@direito.ufjf.br
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  112. Por favor se for possível enviar o pdf do livro Fundamentos de Limnologia para este email:alinerviveiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde, estou precisando muito destes livros Fundamentos da Limnologia para pesquisas diversas, vc pode de mandar desde já agradeço.taci.biologia@gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde Gil estou precisando dos livros Fundamentos da Limnologia, vc poderia manda-los para mim desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde! Sou aluna da Ecologia e gostaria que vc me enviasse o livro Fundamentos de Limnologia do Francisco de Assis Esteves. Já tem a 3ª edição? Gostaria de ver também se vc tem outros livros da minha área. Desde já, muito obrigada! hosanahaum@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Tenho sim diversos livros, alguns estão no Blog, outros eu tenho armazenados em "Nuvens", só pedir por email, que se tiver disponível, mando.

    ResponderExcluir
  117. Olá Gil, eu também gostaria que me enviasse o livro Funfamentos de Limnologia.Preciso muito!Email: apr.dri@gmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  118. Olá Gil, muito obrigada pelos materiais enviados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  119. Olá, você pode me enviar o livro fundamentos de limnologia, de Francisco Assis Esteves? Consegui baixar uma versão, mas estão faltando alguns capítulos, principalmente o cap 7 sobre Radiação e seus múltiplos efeitos em águas continentais.
    Meu email é: alinecpas@gmail.com

    ResponderExcluir
  120. Você poderia me enviar o livro fundamentos de limnologia de Francisco Assis Esteves.
    Versão 2011.
    Para o email: luizaalts@hotmail.com
    Desde já agradeço 😉.

    ResponderExcluir
  121. Poderia me enviar?
    email é: ajmangue@gmail.com

    ResponderExcluir
  122. Olá Gil, poderia me enviar o livro Fundamento de Limnologia.
    rsouzajesse@gmail.com
    Agradeço a disponibilidade e parabenizo-o pela iniciativa

    ResponderExcluir
  123. Gil, obrigada pelo material.

    ResponderExcluir
  124. Olá, poderia enviar este livro para meu e-mail se possível
    carlosviniciusxz@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  125. Saudações Gilmar,
    Estava precisando do livro Fundamentos de Limnologia - Francisco Esteves.
    Voce poderia enviar para otiositate@yahoo.com.br
    Valeu!!! Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  126. Valeu Gil recebi o livro, vai ajudar muito. VALEU BRIGADÃO!!

    Otiosus

    ResponderExcluir
  127. Boa noite!
    Poderia me enviar o livro fundamentos de limnologia e se tiver outros sobre o tema também??
    Desde já agradeço.

    priscila.agropec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  128. Muito obrigado Gil! Valeu mesmo. Obrigado pela resposta tão rapida e pelos extra valiosos que me enviaste!

    ResponderExcluir
  129. Muito obrigado! Obrigado tambem pelo material extra que enviaste. Estes livros sao tao caros que nao teria outra hipotese de poder estudar por eles...

    ResponderExcluir
  130. Boa noite, você poderia enviar o livro Fundamentos de Limnologia para meu email? ednacastro03@yaqhoo.com.br

    ResponderExcluir
  131. Olá. Também gostaria muito de receber o livro por email.
    Agradeço desde já!!
    eduarda.ambiental@gmail.com

    ResponderExcluir
  132. Muito obrigada pelo envio do livro e dos outros materiais. Obrigada também pela resposta rápida. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  133. Poderia me enviar também?
    Desde já agradeço!

    cristiano.dantas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Muito obrigado pelo ágil envio do livro! Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  135. Boa noite Gil!
    Estou precisando muito desse livro. Se puderes enviar com outros materiais da matéria Limnologia, agradeceria muito.
    Meu e-mail: eborges@hotmail.fr (fr de França)
    Abraços

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde;
    Seria possível o envio do livro e de outros materiais sobre limnologia? Meu e-mail é "carla.geremias@hotmail.com". O site vem me ajudando bastante nos estudos e os materiais são ótimos. Obrigada e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
  137. Olá. Também gostaria muito de receber o livro por email.
    Agradeço desde já!!
    adilsonborges94@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Olá, estou precisando muito deste livro para estudar! Agradeceria mto se puder me enviar!
    Desde já, obrigada!
    ustanemoscato@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. Necessito desse livro, pode me enviar? Desde já agradeço.

    beatriz98cristina.stm@gmail.com

    ResponderExcluir
  140. Olá boa noite!!! Teria como me enviar uma cópia do livro fundamentos de limnologia?? E-mail rejanepugas@hotmail.com Agradeço desde já!! Abraços.

    ResponderExcluir
  141. Venho agradecer o envio do livro. Será muito útil.

    ResponderExcluir
  142. Bom dia,
    Por gentileza vc pode me enviar o livro "fUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA". Se vc tiver os outros volumes, pfv me envia tb.
    marcosjonathas@hotmail.com
    Grato!

    ResponderExcluir
  143. Obrigado por ter compartilhado o livro e pela disposição em difundir conhecimento relacionado à ecologia.

    ResponderExcluir
  144. Amigo, estou no primeiro semestre do curso de biologia e este livro vai ajudar muito, rs!
    Poderia enviá-lo para o e-mail: moacyr.costajr@gmail.com
    Desde já deixo meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  145. Muito obrigado por fazer a diferença na minha vida acadêmica compartilhando este material, Gil!

    ResponderExcluir
  146. Gil, obrigada pelo envio do livro e dos demais arquivos, serão de grande ajuda!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  147. Respostas
    1. Se você tiver um tempinho, olhe os comentários acima. Eu vou te mandar os arquivos e sugiro que aprenda mais uma coisa, não é um site de Concursos e Cursos.

      Excluir
  148. Boa noite!
    Por gentileza você pode me enviar o livro "fUNDAMENTOS DE LIMNOLOGIA". Email: clarissalanzoni@hotmail.com

    Grata!

    ResponderExcluir
  149. preciso muito pode me enviar por e-mail o pdf do livro Fundamento de Limnologia.

    ResponderExcluir
  150. Posso. Com duas nuances, a primeira que você esqueceu de me mandar o e-mail, a segunda você me ajuda de uma maneira que você também vai ter um imenso benefício

    ResponderExcluir
  151. Obrigado Gil, por me enviar o livro. O trabalho que você faz ajuda a multiplicar o conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
  152. Boa noite! Por gentileza você poderia me encaminhar por email o livro Fundamento de Limnologia?
    Email: islanpaula@hotmail.com.
    desde já grato pela atenção e presteza.

    ResponderExcluir
  153. Gil, obrigada pelo envio do livro e dos demais arquivos, serão de grande ajuda!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  154. Gil, gostaria de receber o livro por emai:
    danielraulino79@hotmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  155. Olá, pode me enviar o livro do esteves?
    donisetetiti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  156. ola gilmar teria como me eviar o livro? lucas.tempesta@hotmail.com desde ja ficarei muito grato

    ResponderExcluir