Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MUDANÇAS EVOLUTIVAS QUE SE PROCESSAM RAPIDAMENTE NÃO PERDURAM


Estudo explica mecanismos da evolução
Embora a evolução seja um processo constante e que, em alguns momentos, acontece de uma forma rápida, os cientistas constataram que as mudanças que perduram demoram um milhão de anos a acontecer.
Mudanças duradouras demoram um milhão de anos a acontecer
Um estudo publicado no “Proceedings of the National Academy of Sciences” e que foi realizado por investigadores da Universidade de Oregon, nos EUA, ajudou a resolver um velho debate e a aparente contradição entre mudanças evolutivas de curto e longo prazo.
Pela primeira vez, foram combinados dados de períodos curtos entre dez e cem anos com outros de períodos mais longos, em registros fósseis de mais de cem milhões de anos. Desta forma, estudou-se em conjunto a rápida evolução observada por biólogos em espécies contemporâneas; as mudanças lentas e estáveis observadas por paleontólogos; e as diferenças drásticas e macro evolutivas entre os tamanhos e formas das espécies.
A análise destas informações mostrou que as mudanças rápidas em populações localizadas nem sempre persistem. Exemplo disso é o fato de os seres humanos serem entre cinco e oito centímetros mais altos do que eram há 200 anos. Tal não implica que este processo vai continuar, tornando a população 60 centímetros maior dentro de dois mil anos.
De acordo com Josef Uyeda, líder da investigação, as mudanças rápidas são uma realidade, mas nem sempre são duradouras. Por motivos ainda desconhecidos, os dados mostram que as alterações observadas a longo prazo são muito lentas. A equipe de cientistas calculou que, em média, demora um milhão de anos para que as grandes mudanças persistam e se acumulem ao longo das gerações. 
Hoje em dia, pessoas são mais altas
O cientista explicou que para uma mudança evolutiva persistir numa espécie, a pressão ambiental que a encaminhou também precisa se perdurar. "Não se trata apenas de uma mutação genética que toma o controle", disse Uyeda, acrescentando que "as adaptações evolutivas são causadas pela força da seleção natural e isso é mais lento e raro do que imaginamos".
Embora lento, o processo é “implacável”, na medida em que a maioria das espécies muda tanto que raramente duram mais do que dez milhões de anos, antes de desaparecer completamente ou dar origem a uma nova espécie.
A causa exata das mudanças de longo prazo não é clara. Os cientistas afirmam que as mudanças climáticas não parecem ser a única força envolvida porque muitas espécies não sofreram praticamente nenhuma alteração durante períodos em que o clima se transformou drasticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário