Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TERREMOTO NO PERU É SENTIDO NO ACRE


Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu nesta quarta-feira o Peru, com epicentro perto de Pucallpa, próximo à fronteira com o Brasil. O tremor assustou a população e sacudiu prédios, mas não há relatos de danos ou vítimas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor aconteceu 82 quilômetros ao norte de Pucallpa, região da floresta amazônica peruana, e a 210 quilômetros de Cruzeiro do Sul, no Acre, sendo sentido de maneira forte na cidade brasileira.
Em Cruzeiro do Sul, num supermercado no momento do tremor os produtos mais leves caíram das prateleiras, segundo uma testemunha Reuters.
A secretária municipal de ação social da cidade, Rosa Sampaio, espantou-se ao ver a iluminação pública e os fios dos postes em movimento. "Estranhei a cena porque não havia vento. Imediatamente as pessoas começaram a perguntar se havia percebido o tremor", contou ela.
Os bombeiros da cidade afirmaram que receberam chamadas de emergências, mas é improvável que o terremoto tenha causado danos "sérios", segundo o major Moisés.
Cruzeiro do Sul fica a 180 quilômetros da fronteira com o Peru e a 653 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco, onde o terremoto também foi percebido. As pessoas ficaram apavoradas e correram dos prédios onde estavam.
"A cadeira balançou e vi as pessoas gritando e chorando. Todos deixaram o prédio imediatamente e foram para a rua. Ficamos mais de 30 minutos parados sem coragem para retornar", disse a advogada Patrícia Queiroz.
Detalhes terremoto
7
·         Quarta-feira, agosto 24, 2011 às 17:46:11 UTC
·         Quarta-feira, agosto 24, 2011 às 12:46:11 na epicentro
7,644 ° S, 74,506 ° W
145,1 km (90,2 milhas)
Norte do Peru
82 km (50 milhas) N de Pucallpa, no Peru
210 km (130 milhas) W de Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil
315 km (195 milhas) a NE de Huanuco, Peru
567 km (352 milhas) da NNE LIMA, Peru
horizontal + / - 18,2 km (11,3 milhas); profundidade + / - 12 km (7,5 milhas)
NST = 183, Nph = 184, Dmin = 544,6 km, Rmss = 0,89 seg, Gp = 47 °, 
M-type = magnitude momento teleseismic (Mw), Version = 7
·         Magnitude: USGS NEIC (WDCS-D) Localização: USGS NEIC (WDCS-D)
usc0005j3l

SEM DANOS
Na região do terremoto, zona central do Peru, operam algumas empresas petrolíferas, como a espanhola Repsol-YPF e a brasileira Petrobras, mas não existem reservas de minérios.
A mineradora peruana Southern Copper, controlada pelo Grupo Mexico, disse que suas operações no sul da nação andina não foram afetadas.
O diretor de operações do Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru, Guillermo Alvizuri, afirmou a uma rádio local que até o momento não há informações de danos em nenhum lugar do país exportador de metais.
"Não há registros de casas destruídas, há problemas com a comunicação por telefone", disse ele.
O terremoto foi sentido também na capital peruana, Lima, a 600 quilômetros do epicentro, sacudindo prédios, informaram testemunhas. Algumas comunicações telefônicas foram interrompidas na cidade.
De acordo com informações de rádios peruanas, o tremor foi sentido com força em toda a região central do país, causando alarme na população, com estudantes saindo assustados de suas salas de aula e trabalhadores deixando seus escritórios.
No centro de La Paz, na Bolívia, 1.200 quilômetros a sudeste do epicentro, o movimento também foi sentido e os edifícios balançaram, mas sem provocar danos, segundo o observatório sismológico San Calixo, o mais importante do país.
O tremor foi inicialmente relatado como sendo de magnitude 6,7 e teve profundidade de 145,2 quilômetros. Houve uma réplica, de magnitude 5,3, registrada na região pouco depois do forte terremoto inicial.
"É uma profundidade que não é das maiores, (o terremoto) pôde ser sentido, mas certamente não causou danos", afirmou à Reuters o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Vieira Barros.
"É uma região comum de terremotos, porque é uma região limítrofe de placas tectônicas. A gênese desse terremoto está associada à submersão... a placa de Nazca que mergulha embaixo da placa Sul-Americana e gera o atrito", explicou.
Epicentro do Terremoto

NOTA: Nenhum local do Globo terrestre, está imune as catástrofes. A Terra está agitada demais nestes últimos anos, e as previsões são que irão continuar os terremotos, vulcões, furacões, secas e chuvas torrenciais. E qual a explicação dos cientistas de plantão? Nenhuma.

4 comentários:

  1. Pois é. Os desastres estão acontecendo diariamente mostrando que o desequilíbrio causado na terra é muito evidente e não há como ignorar. Não enxerga quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. O mundo está um caos, e a população mundial não está nem aí para o que está acontecendo. Só param para pensar quando a desgraça se abate sobre ela, aí apelam para as coisas do Apocalipse, porra se Deus existe, e faz estas coisas com o ser humano eu quero é mesmo distância dessa criatura.

    ResponderExcluir
  3. Pode protestar à vontade. Esse Ser, que você chama de criatura, vai exterminar toda a espécie humana, a despeito de vossa raiva.

    Vocês terão que se dobrar à força, já que não se dobram por bem. São as forças do céu (do espaço) que estão empenhadas em aniquilar esta raça de formigas inúteis que é a espécie humana.

    Enquanto isso, a NASA continua dizendo que está tudo normal...

    ResponderExcluir
  4. Por tudo que publico aqui, já devia ter sido considerado inimigo do Céu. Até então não fui punido; digo a você por misericórdia ou inoperância do seu deus. rsrsrssrrsrs, que venha o raio!!!

    ResponderExcluir