Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 15 de março de 2011

Energia Nuclear Vale a Pena?


Uma usina de energia nuclear.
Energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.
As Usinas Nucleares são centrais de geração de energia elétrica que utilizam a reação nuclear de fissão como fonte para geração de energia. No ocidente, as usinas são em geral do tipo PWR - Pressurized Water Reactor (Reator a Água Pressurizada). O princípio de funcionamento dessas usinas se baseia no resfriamento do núcleo do reator através de um circuito fechado de Água da alta pressão chamado circuito primário.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis.
Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por alguns ecologistas de renome como James E. Lovelock (deve estar revendo seus conceitos agora) por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global.
Mais com os últimos acontecimentos no Pacífico, a mudança de opinião pela não implantação de Usinas Nucleares irão se tornar mais latente, fala-se muito que a nova geração de usinas nucleares, denominada G3+, incorpora conceitos de segurança passiva, pelos quais todos os sistemas de segurança da usina são passivos, o que as tornam intrinsecamente seguras(?). Dizem os físicos nucleares que a próxima geração (G4), ainda em projeto conceitual, será baseada nos chamados Reatores Rápidos, que podem usar combustível já utilizado nas usinas atuais e reprocessados, mais esta pseudo segurança esta relegada a ações antrópicas, e quanto as ações da natureza? Estamos seguros? Acredito que não. O Japão é um exemplo disto, um terremoto ocasionou o vazamento de radiação do reator nuclear.
Após o desastre de Chernobyl, em 1986, milhares de casos de câncer de tireóide foram registrados em crianças e adolescentes, expostas no momento do acidente. Mais casos são esperados.  
Usina no Japão com Vazamento de material nuclear após Terremoto
Depois deste incidente no Japão, a Alemanha decidiu suspender temporariamente as atividades em sete de suas 17 usinas nucleares, enquanto reavalia seus planos para energia atômica. As plantas fechadas estão entre as mais antigas do país, construídas antes de 1980. As unidades ficarão desativadas até, pelo menos, junho. O governo alemão pretende aplicar testes de segurança em todas as usinas nucleares do país. A decisão acontece em meio à crise nuclear no Japão, decorrente da sequência de terremotos e tsunami que atingem o país desde sexta-feira passada.
O comissário da União Européia (UE) para Energia, Gunther Oettinger, afirmou que o acidente nuclear no Japão "mudou o mundo". Segundo Oettinger, os padrões de segurança dos reatores nucleares europeus serão revistos e algumas unidades poderão ser fechadas.
Parece que alguns governantes, sensatos, estão reavaliando o uso de reatores nuclear.

Enquanto isto os governos recomendam pílulas de iodo, no caso de um vazamento nuclear. Ou seja, remédio eficaz bom e barato. Acho que vou abrir uma farmácia em Angra, e começar já a vender o produto, afinal a vida é feita de oportunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário