Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MALEO, O PÁSSARO QUE PODE VOAR NO MOMENTO EM QUE ECLODE DO OVO

Você provavelmente nunca ouviu falar do maleo (Macrocephalon maleo), uma ave ameaçada de extinção encontrada exclusivamente na ilha indonésia de Sulawesi.
De início, parece uma ave comum: um vertebrado com penas, bicos e asas que bota ovos. No entanto, o animal pode ser muito mais surpreendente. Quando um pintinho do maleo emerge de seu ovo, que é cerca de cinco vezes maior que o de uma galinha, já é totalmente capaz de voar, rumando à floresta nas proximidades para evitar que seja comido por predadores.
Uma vez que se encontra seguro e escondido, o pintinho faz seu próprio ninho, se alimenta e até mesmo regula sua própria temperatura corporal. São animais notavelmente independentes.
Maleos não cuidam de seus filhotes. Uma vez que botam os ovos, as fêmeas os enterram o mais fundo possível no chão, como uma tartaruga do mar, cobrindo-os e abandonando-os. Os ovos dos maleos são incubados não pela mãe, mas pelo calor do sol, pela energia geotérmica dos solos vulcânicos de Sulawesi, ou por uma combinação desses dois fatores
Maleos
A aparência típica do pássaro inclui uma espécie de “capacete” na cabeça, pés azuis-cinzentos, e plumagem preta – salvo pela sua barriga, que parece ter sido mergulhada em um balde de tinta cor de pêssego.
Fora da Indonésia, o único lugar em que é possível encontrar um maleo é no Zoológico do Bronx, nos EUA. Lá, conservacionistas estão trabalhando para preservar espécies ameaçadas de extinção, por seres humanos e/ou espécies invasivas em seu habitat nativo. Na natureza, os números do maleo giram em torno de dez mil. A Wildlife Conservation Society, organização americana, está se unindo com a população local para salvar a espécie.
O primeiro passo do programa é assegurar que cerca de trinta e seis hectares de praia no norte da ilha fiquem protegidos. Existem pelo menos quarenta locais de nidificação na área, o que poderia garantir a sobrevivência do maleo.
Moradores locais são propensos a desenterrar os ovos como um complemento para sua dieta. O resultado é um número cada vez menor dos pássaros e da terra em que vivem, que pode ser devidamente protegida ao ser comprada por menos de 20.000 dólares (cerca de 40 mil reais).
Enquanto isso, a taxa de indivíduos da espécie em cativeiro está aumentando. O jardim zoológico do Bronx deu as boas-vindas recentemente a três novos maleos, agora contendo um total de nove dessas aves. O vídeo abaixo foi produzido pelos seus cuidadores. [io9, Arkinspace]
Vídeo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário