Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Carbono e a Vida

Fotossíntese

De todos os elementos, o carbono é aquele que parece mais indispensável à vida - aquele sem o qual a vida em qualquer planeta é difícil de conceber. Isto deve-se à capacidade notável do carbono para formar cadeias e anéis e outras arquitecturas moleculares complexas.
Penetra na teia alimentar através da fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas verdes aproveitam as moléculas de dióxido de carbono da atmosfera e utilizam a energia da luz solar para combinar os átomos de carbono com água para produzir açúcares.
Todo o carbono do corpo humano e de todos os outros seres vivos provém, em última análise, do dióxido de carbono da atmosfera. E está a ser continuamente reciclado para a atmosfera: quando expiramos, quando excretamos e quando morremos.
Extraído de O Espectáculo da Vida - A Prova da Evolução. Richard Dawkins. Casa das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário