Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA

Quer saber um pouco mais sobre a água? Do que ela é composta? Qual a quantidade disponível no planeta? Leia algumas curiosidades:
  1. A água não é só uma mera substância química formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. Nela, surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie e continua a manter toda a diversidade que conhecemos.
  2. 3/4 da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce. Contudo, do percentual total da água doce existente, a maior parte encontra-se sob a forma de gelo nas calotas polares e geleiras, parte é gasosa e parte é líquida - representada pelas fontes subterrâneas e superficiais. Já os rios e lagos, que são nossas principais formas de abastecimento, correspondem a apenas 0,01% desse percentual, aproximadamente.
  3. Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, e o volume de água permanece o mesmo o daquela época.
  4. A partir de 1950, o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%. Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem, resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993).
  5. No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água.
  6. O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água.
  7. O gotejamento de uma torneira chega a um desperdício de 46 litros de água por dia, aproximadamente 1380 litros por mês, ou seja, mais de um metro cúbico por mês, o que significa uma conta mais alta.
  8. Um filete de água de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13260 litros por mês de desperdício.
  9. Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água.
  10. Na Terra, tudo é mantido graças à presença desse líquido vital: as cidades, as indústrias, as plantações e, mesmo o oxigênio que você respira, cerca de 70% dele, vem das microscópicas algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário