Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 22 de março de 2011

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. O objetivo da celebração é alertar e estimular governo, empresas, instituições e as pessoas em todo mundo a conscientização do uso consciente da água.
A preocupação mundial gira em torno da escassez deste recurso tão importante para a sobrevivência da raça humana. A verdade é que a água não está acabando, mas a população mundial tem crescido gradualmente, e a poluição também não contribui para a quantidade de água potável disponível. A fonte de água mundial está concentrada em poucos países, e o Brasil é uma destas fontes.
A metade da humanidade vive em cidades e, dentro de duas décadas, quase 60% da população mundial – 5 bilhões de pessoas – viverão em zonas urbanas. O crescimento urbano é mais rápido no mundo em desenvolvimento, onde as cidades ganham em média 5 milhões de habitantes a cada mês. Este crescimento explosivo da população urbana impõe desafios sem precedentes entre os quais, a falta de suprimento de água e serviços de esgotamento sanitário são os mais prementes e lesivos.
A relação entre a água e as cidades é crucial. As cidades requerem um enorme suprimento de água doce e, ao mesmo tempo, causam um grande impacto sobre a água doce.
As cidades não podem considerar-se sustentáveis se não garantem um acesso seguro à água potável e um esgotamento sanitário adequado.
A população vem se conscientizando mais a cada ano, principalmente preocupadas com as constantes alterações climáticas e também com a poluição de mananciais. Muitas campanhas pelo Brasil tratam da preservação do bem natural em ações simples do cotidiano, como evitar torneiras pingando, diminuir o tempo no banho, lavar calçadas sem o auxílio de mangueiras.
Água e o corpo humano - Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. O corpo humano é formado por 75% de água e os cuidados nos dias de forte calor devem ser redobrados.
Planeta Àgua - Guilherme Arantes

2 comentários:

  1. Que bom que estão conscientizando-se sobre a água. Simplesmente amo essa música de Guilherme Arantes. Aliás cantamos esta música hoje no curso de violão. LINDÍSSIMA HOMENAGEM! Amooooooooo.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano, anda muito desleixado com os recursos naturais, a água nunca vai acabar como dizem os alarmista de plantão, pois não tem como ela escapar da atmosfera terrestre. O que vai acontecer é que ela vai ficar em condições inadequadas para o consumo humano, e fatalmente as futuras gerações irão pagar pelos nossos erros.

    ResponderExcluir