Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 25 de março de 2011

UVAS CONTROLAM O DIABETES E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Um estudo recente indica que as uvas combatem riscos de doenças cardiovasculares e de diabetes.
A causa provável são os fitoquímicos - antioxidantes naturais - que as uvas contêm e que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e a síndrome metabólica.
A investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Michigan (UM), EUA, que submeteram animais a uma dieta rica em uvas, mostra resultados animadores, essencialmente na prevenção de factores de risco para síndrome metabólica - doença que só nos Estados Unidos afeta cerca de 50 milhões de pessoas, muitas vezes é precursora da diabetes tipo 2.

Os especialistas criaram dois grupos de ratinhos: ao primeiro deram uma mistura em pó que continha uvas verdes, vermelhas e pretas, integrada numa dieta calórica - frequente na população americana. Os animais do segundo grupo foram alimentados com a mesma dieta rica em calorias, mas sem as uvas.

Três meses depois, concluiu-se que os ratinhos que comeram uvas tinham a pressão do sangue mais baixa, as funções do coração funcionavam melhor e os indicadores de inflamações no coração e no sangue eram muito menores. O peso dos dois grupos era o mesmo, mas os que receberam uvas na dieta tinham ainda os triglicerídeos mais baixos e apresentavam melhor tolerância à glicose.

Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo:
Alimentos ricos em colesterol:
Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas 'gordas', gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta, vísceras.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol (impedindo a absorção deste pelo instestino):
Aipo, couve-de-bruxelas, ameixa preta, couve-flor, amora, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, cevada, figo, vegetais folhosos,
linhaça e amendoim

2 comentários:

  1. Nossa!!!! Quanta coisa boa podemos comer!!!! Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. e só fazem bem a saúde. uma pena que não se divulgam muito isto.

    ResponderExcluir