Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

E SE A GRAVIDADE DEIXASSE DE EXISTIR?


 Sem a gravidade, tudo o que não estiver fisicamente atrelado à Terra sairia flutuando

Todos nós já provamos a força da gravidade. É ela que nos traz de volta ao chão quando damos um salto.
Mas e se pudéssemos "desligar" a gravidade?
Bem, alguns físicos dizem ter certeza absoluta de que isso jamais acontecerá. Mas nada impede que outros cientistas explorem a hipótese.
Com base nos conhecimentos de vários especialistas, reunimos as mais intrigantes explicações sobre os efeitos da gravidade zero sobre a Terra.
Sem força e sem equilíbrio
Experiência de astronautas mostra que falta de gravidade provoca mudanças no organismo
Jay Buckey, físico e ex-astronauta da Nasa, criou uma palestra na qual explora como a ausência de gravidade afeta o corpo humano. Ele afirma que nosso organismo está adaptado para viver em um ambiente onde o campo gravitacional é semelhante ao da Terra.
Se passarmos algum tempo morando em algum lugar onde a força da gravidade é diferente, como em uma estação espacial, por exemplo, nosso corpo muda.
Já está comprovado que astronautas perdem massa óssea e força muscular durante sua permanência no espaço. Sua percepção de equilíbrio também se modifica.
A ausência da gravidade traz outros problemas, como explicou Kevin Fong, professor de fisiologia da University College London e fundador do Centro para a Medicina de Altitude, Espacial e Ambientes Extremos.
Segundo ele, por motivos que ainda não estão totalmente esclarecidos, o número de glóbulos vermelhos no sangue cai, causando uma espécie de "anemia espacial". Qualquer ferimento leva mais tempo para se curar e o sistema imunológico enfraquece. Até mesmo o sono é afetado pela falta de gravidade.
Um corpo estranho
O que sobe tem que descer é a gravidade atuando em várias cenas do dia-a-dia
E isso é o que acontece depois de uma rápida visita ao espaço. "E se fôssemos criados em um lugar sem gravidade?", indaga Buckey. "O que ocorreria com os sistemas que dependem da gravidade, como os músculos, o coração e as veias?".
Há fortes indícios de que o corpo humano se desenvolveria de forma totalmente diferente.
O físico relembra um experimento no qual um gato cresceu com um dos olhos permanentemente coberto por um tapa-olho. Como resultado, o animal acabou ficando cego daquele olho. Isso porque o circuito que conectaria o órgão às regiões do cérebro que processam a visão não se desenvolveu, já que o olho não processou nenhuma informação visual.
Tudo indica que o resto do nosso corpo responderia da mesma maneira. Se o coração, os músculos e os ossos não tivessem que reagir à ação da gravidade, nossos órgãos se desenvolveriam diferentemente.
Sem ar e sem água
Mas, apesar de os efeitos da gravidade sobre o corpo humano a longo prazo serem importantes, se a força simplesmente deixasse de existir de uma hora para outra, teríamos alguns problemas mais urgentes para resolver.
Karen Masters, astrônoma da Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, explorou o assunto em um artigo para o site Ask an Astronomer. Segundo ela, o primeiro problema é que a Terra gira a uma alta velocidade, como uma corda sendo girada com uma pedra na ponta.
"'Desligar' a gravidade é a mesma coisa que soltar a corda", explica Masters. "Tudo o que não estiver unido à Terra sairia voando pelo espaço em uma linha reta até desaparecer da superfície do planeta."
Pessoas que estivessem dentro de casa ou de algum edifício naquele momento estariam seguras, porque a maioria dessas construções estão tão arraigadas no solo que permaneceriam onde estão, pelo menos por um certo tempo.
Qualquer outro objeto que não estivesse "aparafusado" também sairia flutuando. A atmosfera terrestre, os oceanos, rios e lagos seriam algumas das primeiras coisas que se perderiam no espaço.
"É claro que todos nós morreríamos", decreta Jolene Creighton, editora de ciências do site Futurism.
Desintegração total
A ausência da gravidade acabaria com o próprio planeta, segundo Masters. "A Terra provavelmente se despedaçaria e essas partes sairiam flutuando pelo espaço", diz a cientista.
O Sol teria o mesmo destino. Sem a força da gravidade para mantê-lo compacto, a intensa pressão em seu núcleo o faria explodir. Estrelas também acabariam de forma semelhante.
Toda essa situação – que muito provavelmente nunca vai acontecer – ilustra como a gravidade é fundamental para tudo o que existe no Universo.
Mas trata-se de uma das quatro forças fundamentais que regem o Universo. As outras três são igualmente cruciais: sem o eletromagnetismo, sem a força forte e sem a interação fraca, os próprios átomos iriam se desintegrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário