Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Experiências: Fazendo e Aprendendo

Experiências  são uma ótima forma de assimilar conteúdos e de desvendar alguns fenômenos em sala de aula. A botânica, por exemplo, é um campo bastante interessante e prático, embora as vezes pareça difícil para muitos.
Abaixo listamos as melhores e mais interessantes experiências para serem utilizadas em sala de aula para o aprendizado.  Fique atento às precauções, pois algumas envolvem riscos biológicos, e portanto, será necessário realizá-las em local apropriado utilizando equipamentos de proteção individual. Embarque neste grandioso universo da investigação científica. Faça suas próprias experiências e passe a  compreender determinados fenômenos no laboratório.

Links das Experiências

Extração de DNA do Morango


Germinação de sementes no Claro e no escuro
Esterilização numa Panela de Pressão
Translocação da Seiva Elaborada no Floema
Ação da Enzima Catalase
Percebendo a Fotossíntese

Para ter acesso a outras experiências acesse os sites:
Experiência na Rede
Laboratórios Virtuais
Ponto Ciência
O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência. Nele você vai encontrar instruções passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. A ciência por trás dos fenômenos é explicada em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas. O portal é um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.

Atenção para as normas de biosegurança:
Não faça nada sem o auxílio de um adulto ou alguém mais experiente que você.
As experiências devem ser realizadas com equipamentos de proteção individual (ex.: luvas , jalecos e oculos).
Boa diversão!

2 comentários:

  1. Muito bom. Torço para que isso seja divulgado e que haja muitos interessados.

    ResponderExcluir
  2. Muitos Professores tem trabalhado com o concreto, pois é mais fácil a assimilação pelos alunos, além de estimular a descoberta e a curiosidade dos mesmos. Estamos numa era em que a tecnologia avança a passos largos e quem tem informação estará na frente dos outros, neste mundo de competição acirrada.

    ResponderExcluir