Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 19 de julho de 2011

JAPÃO PROIBE O COMÉRCIO DE CARNE EM FUKUSHIMA E ARREDORES


O governo japonês ordenou a suspensão da comercialização de carne bovina produzida na província de Fukushima nesta terça-feira depois de descobrir que gado alimentado com palha de arroz contaminada com altos índices de césio radioativo foi distribuído por todo o país.
A descoberta aumentou as preocupação dos consumidores sobre a segurança alimentar após os incidentes de contaminação em vegetais, chá, leite, frutos do mar e água decorrentes do vazamento radioativo na usina nuclear de Fukushima, atingida por um tsunami, a 240 quilômetros de Tóquio.
Apesar de Fukushima produzir apenas 3 por cento da carne bovina japonesa, parte da carne contaminada foi distribuída para grandes supermercados em Tóquio e nos arredores da capital, e servido a estudantes do ensino fundamental em Yamagata, no noroeste de Fukushima.
Vacas Contaminadas
"O bife de Fukushima era vendido no meu supermercado local. Quando lembro disso, fico preocupada com as crianças e os idosos", disse Saori Yamada, uma moradora de Tóquio.
"É uma daquelas coisas que você não considera muito até acontecer perto de você."
Mais de 500 cabeças de gado que se alimentaram de palha contendo césio radioativo foram enviadas para outras partes do Japão, segundo inspeções preliminares realizadas nas fazendas da região. A palha, que foi deixada nos arrozais mesmo após o vazamento radioativo da usina de Fukushima, desencadeado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, continha índices de césio até 500 vezes o nível considerado seguro.
O governo ainda está realizando testes para determinar se a própria carne está contaminada, e pediu a todas as províncias do Japão para conferir se suas fazendas usaram o alimento contaminado.
"O governo está fazendo o máximo possível para descobrir para onde a carne das vacas afetadas foi enviada e realizar testes nas carnes que forem encontradas", disse o chefe de gabinete, Yukio Edano, em coletiva de imprensa.
Especialistas afirmam que as implicações para os consumidores da contaminação dos alimentos ainda não estavam claras.
Fonte: Reuters

Nota do Blog: Não é só a carne que está contaminada, o leite também, então tem que proibir o comércio da carne e o do leite e também dos produtos derivados deles.

4 comentários:

  1. A situação do mundo está mesmo caótica. Nem sei se vale a pena livrar-se da contaminação do césio para esperar a catástrofe do cometa ELENIN. Não dá mais para saber o que é pior.

    ResponderExcluir
  2. O Elenin ainda pode mudar a sua rota, diversos fatores podem contribuir para isto, o Urânio está instalado lá, não tem como tirar a curto prazo.

    ResponderExcluir
  3. Que alívio!!! Vamos torcer. rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Eu por mim, tanto faz, queria ver dizimar pelo menos 3/4 da população do planeta. vamos começar da Idade da Pedra de novo, talvez, aí sim, o ser humano aprenderá a respeitar as leis que regem o planeta.

    ResponderExcluir