Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

domingo, 17 de julho de 2011

LOKON, VULCÃO INDONÉSIO ENTRA EM AÇÃO

O Lokon é um dos vulcões, gêmeos, localizado na planície de Tondano, o seu irmão chama-se Empung, numa altitude de cerca de 800 m acima desta planície, estão entre os mais ativos vulcões de Sulawesi, na Indonésia. 
Lokon em atividade
Lokon, o maior dos dois picos (cujos cumes estão apenas 2,2 km de distância), tem uma parte superior plana e muitas crateras. O vulcão Empung morfologicamente mais jovem tem 400 m de largura, com cratera de 150 m de profundidade, que surgiu no século 18, mas todas as erupções subsequentes ter originado a partir da cratera de Tompaluan, com aproximadamente 150 x 250 m de largura, uma dupla cratera situada na base entre os dois picos. Erupções históricas têm produzido principalmente plumas, (cimeiras) pequenas a moderadas, de cinzas que têm ocasionalmente danificado plantações e casas, mas ocasionalmente o fluxos piroclásticos está sendo maior, como o ocorrido nesta última quinta feira.

Lokon e Empung, gêmeos com temperamentos desiguais

Até o momento, as autoridades não informaram o registro de vítimas por causa diretamente das erupções do vulcão. Na quinta-feira, uma mulher morreu de ataque cardíaco quando era removida de sua casa.
A agência nacional para a prevenção de desastres destinou recursos para atender os deslocados, enquanto a Cruz Vermelha indonésia distribuiu máscaras de proteção.
O chefe do Centro de Vulcanologia, Surono, disse que era difícil prever se novas erupções vão ocorrer no Lokon nos próximos dias. "Não sabemos se a erupção de hoje (domingo) significa que a energia do vulcão diminuiu ou contínua mantendo-se igual", disse.
Cerca de 30 mil pessoas vivem nas proximidades do Lokon, um vulcão de 1.580 m de altura, situado a 20 km da capital regional, Manado.
O Lokon, um dos 129 vulcões ativos na Indonésia na atualidade, registrou cinco erupções nas últimas duas décadas, uma delas, a de 1991, causou a morte de um montanhista suíço.
A Indonésia fica situada no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. As erupções do vulcão mais ativo do arquipélago, o Merapi, causaram no ano passado 350 mortes.
DADOS DO VULCÃO
País: Indonésia
Nome sub-região: Sulawesi (Indonésia)
Número vulcão: 0606-10 =
Tipo de vulcão: Estratovulcão
Status do vulcão: Histórico
Erupção Last Known: 2011
Elevação Summit: 1580 m 5.184 pés
Latitude: 1,358 ° N 1 ° 21'30 "N
Longitude: 124,792 ° E 124 ° 47'30 E "

Nenhum comentário:

Postar um comentário