Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

O VENENO DE COBRA MAIS FORTE DO MUNDO PODER SER UTILIZADO EM MEDICAMENTOS PARA DOR



A coral azul é uma das cobras mais bonitas do mundo, e é também dona de um dos venenos mais fortes. Para imobilizar suas presas este réptil usa seu veneno para transformar os últimos momentos da vida delas em um inferno.
Uma olhadela rápida para este réptil já é o suficiente para perceber que ele não brinca em serviço. Encontrada na região sudeste da Ásia, a coral azul (Calliophis bivirgatus) tem a cabeça e rabo na cor vermelho berrante e corpo com listras laterais azuladas.
A ameaçadoramente e bela cobra coral azul  (Calliophis bivirgatus)
Um novo artigo publicado na revista Toxins descreve como pesquisadores da Universidade de Queensland (Austrália) e várias outras instituições estudaram o veneno deste réptil.
Quase imediatamente depois de levar a mordida, a vítima entra em um estado catatônico agoniante, com seus músculos contraídos. O veneno faz com que todos os nervos do corpo funcionem ao mesmo tempo, causando espasmos no corpo todo. Paralisados e sem conseguir reagir, o animal finalmente é morto pela cobra. Esse tipo de paralisia é oposto à paralisia flácida, em que a presa fica com os músculos completamente relaxados.
Outra característica impressionante sobre esta cobra é que ela é especialista em caçar outras cobras venenosas, que tipicamente são muito rápidas e perigosas. O veneno é produzido e armazenado em uma glândula que se estende por um quarto do comprimento do corpo da cobra.
Este tipo de veneno é encontrado em outros animais como escorpiões e aranhas, mas não em outras cobras. Este é um exemplo da evolução convergente, aquela em que características semelhantes são observadas em seres de espécies diferentes.
O que mais interessa aos seres humanos em relação a este veneno é que ele pode ser usado pela indústria farmacêutica na produção de novos medicamentos, como remédios para a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário