Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O POÇO DE 5 KM DE PROFUNDIDADE EM UM VULCÃO QUE PODE REVOLUCIONAR A ECONOMIA DA ISLÂNDIA


Projeto pioneiro pretende transformar força destruidora dos vulcões da Islândia em motor de desenvolvimento econômico

Uma empresa na Islândia pretende transformar a força destruidora dos vulcões em motor de desenvolvimento econômico.
Em busca de uma nova fonte de energia renovável, a Iceland Drilling está perfurando um poço de cinco quilômetros de profundidade em uma dessas estruturas geológicas.
A cavidade vai gerar um vapor extremamente poderoso, capaz de produzir energia elétrica e uma revolução econômica no país nórdico de pouco mais de 320 mil habitantes, avalia a revista científica New Scientist.
A iniciativa revela que a Islândia não é apenas uma terra de vulcões traiçoeiros como o Eyjafjallajökull, cujas cinzas provocaram o fechamento de diversos aeroportos na Europa, em 2010.
Islândia possui 30 vulcões ativos e vastas áreas conhecidas como 'desertos de lava'
Trata-se de uma boa notícia para um país que viu sua economia entrar em colapso com a crise financeira global de 2008, e acumulou dívidas num valor 12 vezes maior do que o seu PIB (Produto Interno Bruto).
Praticamente toda (85%) a energia elétrica islandesa vem de fontes renováveis: geotérmica e hidrelétrica.
Nas usinas geotérmicas, o funcionamento das turbinas é produzido pelo calor das rochas.
Islandeses aproveitam ao máximo as fontes de energia renováveis: banhistas relaxam nas águas aquecidas por uma usina de energia geotérmica
O poço da Iceland Drilling pretende ultrapassar a camada de rochas e chegar à lava. Ao longo da extensão da estrutura, a temperatura deverá variar de 400 a 1 mil graus Celsius.
E essa nova fonte de calor é dez vezes mais poderosa do que as rochas dos poços geotermais.
Esparsamente povoada, Islândia continua enfrentando consequências do colapso econômico de 2008
O novo processo gerador de energia deve garantir o completo abastecimento doméstico e industrial da ilha de pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados, área inferior à do Estado do Amapá.
Técnica de perfuração inédita
A perfuração do poço começou há três meses e até o fim do ano pretende atingir um ponto da Cordilheira Meso-Atlântica ─ a cadeia de montanhas submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e onde se encontram as placas tectônicas Norte-Americana e Euroasiática.
Há 30 vulcões na Islândia, que fica em uma região onde a crosta oceânica é mais fina do que no resto do mundo. Por isso, quando as duas placas tectônicas se movem, surge uma fissura e o magma chega à superfície por meio de uma erupção vulcânica.
"Já haviam sido feitas perfurações em rocha sólida, mas nunca nas condições que agora encontramos", destaca Albert Albertsson, da companhia islandesa HS Orka, que também participa do projeto.
Erupções vulcânicas são comuns na Islândia
Os técnicos querem alcançar o ponto onde o lençol de lava sofre infiltrações de água do mar. É uma região onde o calor e a pressão são 200 vezes maiores do que na superfície e a matéria atinge um estado que não é líquido nem gás ─ o chamado "vapor supercrítico".
Descoberta acidental
Por incrível que pareça, esse ambicioso projeto surgiu por acidente.
Em 2009, durante a construção de uma central geotérmica, a Iceland Drilling perfurou um poço e atingiu uma corrente de magma.
Os técnicos resolveram, então, experimentar inundar o poço com água e analisar quanta energia o vapor poderia gerar.
Nas profundezas dos vulcões islandeses, ambiente seria semelhante ao que existia quando os dinossauros habitavam o planeta
Resultado: criaram a usina geotérmica mais poderosa da Islândia.
Se tudo correr como planejado, a técnica poderá ser levada a outras áreas vulcânicas do planeta, tornando-se uma alternativa aos combustíveis fósseis, um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário