Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sábado, 23 de outubro de 2010

O que nos faz Humanos?


A revista Scientific American deste mês traz a matéria de capa "O que nos faz humanos", assinada pela bioestatística Katherine S. Pollard. No texto, a investigadora escreve sobre comparações entre genomas humanos e de chimpanzés que revelam extensões de DNA exclusivas de nossa espécie.


Foi estranho nos últimos tempos vir a saber que Michael Jackson tinha um chimpanzé chamado Bubbles que tratava das lides domésticas da estrela. O miúdo em casa perguntou-me - "um chimpanzé?", mas que me intrigou foi isto das "lides domésticas". Parece que o animal era uma autêntica dona-de-casa, ou sendo macho, um autêntico dono-de-casa. Não era boato, era mesmo a sério, o cantor teve mesmo o animal e como responsável por lides domésticas. Interpretem como quiserem as lides domésticas.

O Bubbles pelos vistos deixou de sofrer quando a liga dos animais achou que a vedeta não devia explorar o irmão primata.

1% é o que temos de diferente no nosso genoma quando comparado com o do chimpanzé, e os cientistas procuram agora identificar esta diferença. Por muito poucas diferenças que existam, o ser humano é muito diferente do chimpanzé. O chimpanzé pode dançar ao ritmo de "Thriller" mas custa-me a acreditar que compreenda a letra.

Enfim, vou limpar o monitor do computador, tem pó e não tenho um Bubbles por perto!

Confesso que não aprecio a música de Jackson , não admirava a sua personalidade, e ao saber desta do Bubbles, fiquei a perceber a letra linda que ele escreveu (Black or White) - "It Don't Matter If You're Black Or White". Terá sido inspirada no Bubbles?

Agora a parte mais científica : para quem quiser saber mais sobre o que nos torna humanos, aqui vai um bom post: http://cienciaemente.blogspot.com/2008/01/dica-de-livro-o-que-nos-faz-humanos.html
Um site criacionista divertido sobre o tema : http://criacionista.blogspot.com/2009/05/o-que-nos-faz-humanos.html

2 comentários:

  1. Também não sabia da história do chipanzé, mas admiro Michel Jackson. A letra da música é linda. Vou ler sobre o tema da matéria.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade acho que a batida da música faz ele dançar, pois até quem não gosta de música quando sente as vibrações sonoras bate o pé ou balança o corpo, a sonoridade faz parte da natureza, não só humana mais de todos os animais. O homem sempre cantou e doançou para celebrar qualquer coisa, seja boa ou má.

    ResponderExcluir