Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LAGO TITICACA – MÍSTICO E BUCÓLICO


O lago Titicaca, no Peru, é considerado o mais alto lago comercialmente navegável do mundo, com 8.000 km de extensão e 3.821 metros acima do nível do mar.
Localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, a 72 km da capital administrativa boliviana, La Paz, possui 41 ilhas sendo nove delas, ilhas artificiais. Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, até a invasão espanhola.
Ilha do sol - Lago Titicaca
Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos Uros, descendentes dos incas que vivem às margens do rio nas ilhas flutuantes.
O Lago Titicaca não é importante só por ser o lago navegável com mais altura no mundo inteiro, mas também por causa da mitologia andina, pois segundo a lenda, de suas águas emergiram Manco Cápac e Mama Ocllo, filhos do deus Sol e fundadores do Império Inca.
A Bolívia e o Peru compartilham a soberania deste lago localizado a 3810 metros sobre o nível do mar com uma temperatura média anual variada segundo o mês do ano.
No período de outubro e maio, a temperatura pode variar entre os 9° C e os 11° C, enquanto que de junho a setembro varia entre os -7° C e -10° C.
Por outra parte, o Titicaca é considerado também como o único elemento natural capaz de temperar a zona considerando que sem sua presença, definitivamente não caberia a possibilidade de vida a esta altura.
Do lado peruano existem diversas ilhas entre as que se destacam as naturais Amantaní, Taquile, Soto e Anapia, e as artificiais dos Uros, cada uma com atrativos diferentes. No tocante a sua vegetação cresce à beira do lago a totora. 
Ilhas Flutuantes - Uma atração
Que serve de refúgio para diversas aves e peixes como os carachis, ispis, bogas, umantos, suches (em perigo de extinção), peixes-réis e trutas, todas estas espécies são nativas e cotadas pelo seu valor nutricional. 
Titicaca - Por do sol
Curiosidade: Localizado no Lago Titicaca, existe um lugarejo denominado Copacabana (que na língua indígena-andina significa “praia azul”). Deste local é que vieram os espanhóis que desembarcaram no Rio de Janeiro, no século XVIII, e batizaram a praia carioca, mais famosa do Brasil, com o mesmo nome. 
Copacabana Titicaca                                     Copacabana Rio de Janeiro



6 comentários:

  1. Sobre Copacabana,achei muito interessante o significado da palavra indígena e semelhança das
    praias de mesmo nome.
    Parabens pelas suas pesquisas,muito interessante
    mesmo.

    Maria Kovacs

    ResponderExcluir
  2. Muitos brasileiros não sabem o significado do nome Copacabana, então resolvi colocar este tópico, as prais são mesmo idênticas, só alterou a nossa topografia, mais a do lago está praticamente intocada. Mais o interessante é o lago e suas populações, algumas vivem em ilhas flutuantes e mantém suas tradições milenares.

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pelas maravilhas do mundo. Quais grandes artífices fizeram estas obras? Extraordinário e muito interessante as semelhanças das praias.

    ResponderExcluir
  4. As semelhanças não é o acaso. O que mais me chama a atenção é a beleza natural de um lado e a falsa beleza artificial do outro, que vende meninas, meninos numa escala de prostituição avançada. Uma respeita a natureza como ela é, a outra se contradiz e produz, artificialmente, mecanismos, e atrações perversas que não deveriam existir num país e numa cidade que se entitula "maravilhosa".

    ResponderExcluir
  5. Pois é Gil! Infelizmente somos dirigidos por pessoas inexcrupulosas que não estão comprometidas em preservar a natureza belíssima arquitetada originariamente. Os olhos destes infelizes são completamente distorcidos.

    ResponderExcluir
  6. O pior é ter quer saber, que evolução, progresso e desenvolvimento são coisas totalmente diversas. Quando, como seres humanos, na plenitude do ser, compreenderemos isto?

    ResponderExcluir