Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 12 de julho de 2011

OS BIOMAS DO BRASIL


Definição:
Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, evapotranspiração, biota, relevo, etc) existentes.
Bioma Amazônia
Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
Bioma Campos Sulinos
Campos Gerais: A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas. Os Campos estão presentes em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima).
Bioma Cerrado
Cerrado – é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores. 
 Bioma Pantanal
Pantanal – está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
 Bioma Mata Atlântica
Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.



Bioma Caatinga
Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
 

Biomas Costeiros (Mangue)
Biomas Costeiros – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.



Bioma Mata dos Pinhais
Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.
Bioma Mata dos Cocais
Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

2 comentários:

  1. A marca de nosso país é essa diversidade deslumbrante existente de ponta a ponta. São florestas, praias, dunas, montanhas, nascentes e animais de muitas espécies a nos enriquecer de orgulho. Somos os únicos seres vivos a desrespeitar a natureza e destruí-la com nossos desrespeito ganancioso. Tomara que passemos a ter um mundo novo a partir destes jovens empenhados em estudar e quem sabe, mudar a consciência da população jovem que vem nascendo, deixando a ganância de lado e passando a respeitar aquilo que tanto necessitamos para a preservação de nossas próprias vidas.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o resto do planeta, e de verdade nem o Brasil por inteiro. Mais sei que nossa diversidade ambiental e cultural é impar. Que as futuras gerações sejam capazes de aprender estas características, nas questões do ensinar e respeitar as particularidades de cada região.

    ResponderExcluir