Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

OS RECIFES DE CORAIS ESTÃO PERDENDO A COR


Um dos resultados do aquecimento do oceano é o fenômeno do branqueamento (foto).
Pesquisadores e biólogos estão reunidos, nesta semana, no 12º Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral para debater as ameaças que os recifes de corais enfrentam. Os cientistas são categóricos: a ação humana, e especialmente as mudanças do clima, estão colocando em risco esses importantes ecossistemas marinhos.
O simpósio divulgou uma declaração de consenso, assinada por mais de dois mil cientistas, culpando as mudanças climáticas causadas pelo homem pela destruição dos recifes, e pedindo ação imediata para proteger esse ecossistema. Segundo o documento, o oceano já esquentou 0,7 ºC com as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Cerca de 30% dos recifes de corais do mundo estão severamente degradados.
A temperatura mais elevada do oceano desencadeia um processo que faz com que os corais percam a cor. Esbranquiçados, eles acabam morrendo e desestabilizando o ecossistema, colocando em risco a biodiversidade marinha local. As previsões mais sombrias indicam que, até o final do século, a ação humana pode acabar com 90% de todos os recifes de corais do mundo.
Por isso os pesquisadores estão chamando a população e os tomadores de decisão para agir. A declaração de consenso pode ser assinada neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário