Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

3D World Atlas












De pólo a pólo, este deslumbrante e interactivo Atlas Mundial 3D é um modo completo, conciso, e excitante para explorar o mundo. Apresentando mais de meio milhão de locais mapeados, 3D World Atlas oferece um nível de detalhe para satisfazer até os mais exigentes investigadores. Descubra em profundidade informação geográfica sobre as catástrofes naturais, a formação da paisagem e do clima global. Ou leia artigos e estatísticas abrangentes para quase 200 países, com súmulas que cobrem política, comunicação social, da criminalidade, história e muito mais!

Principais Características:
- Hotlinks para levar você a informação geográfica útil
- Flat processado como mapas 3D globos.
- Terra vista do horizonte "único do planeta"
- Mostra de latitude e longitude coordenadas
- Medir distância entre dois ou mais locais.
- Marcos e rotular seus locais favoritos.
- Imprimir ou copiar mapas, texto e gráficos.
- Suporta currículo escolar (graus 3-4)

Mapas:
- GERAL: Ilustra fronteiras, com mais de 400.000 nomes das cidades.
- SATÉLITE: Mostra fronteiras internacionais e características físicas.
- FÍSICA: Mostra as forças que moldam a superfície da Terra.
- BIO-GEOGRÁFICO: Mostra os biomas da Terra.
- NOITE DE TERRA: Mostra uma visão de satélite das luzes das cidades de todo o mundo.

Google Body Browser

O Google Body Browser é um aplicativo da empresa Google que permite de forma gratuita vizualizar o corpo humano em 3D. Com vários níveis de observação, esta ferramenta permite que o usuário a utilize de forma intuitiva e dinâmica. O usuário tem a opção de escolher  os sistemas que deseja vizualizar, permite ainda aplicar zoom e modificar o nível de observação e combinar os diferentes tipos de informação anatômica, podendo ocultar ou tornar progressivamente mais visível cada estrutura, dependendo do objetivo. Detalhes de diversas estruturas do corpo humano são mostrados em grande detalhes e nitidez. Conheça o corpo humano em detalhes neste fantástico programa desenvolvido pela Google.
Explore o corpo humano neste Google Earth de anatomia!
Sobre a compatibilidade
O programa funciona direto da internet e precisa de navegadores com suporte WebGL cmo o Google Chrome.
Veja o vídeo:

Conheça o Google Body Browser acessando o site oficial do programa

Experiências: Fazendo e Aprendendo

Experiências  são uma ótima forma de assimilar conteúdos e de desvendar alguns fenômenos em sala de aula. A botânica, por exemplo, é um campo bastante interessante e prático, embora as vezes pareça difícil para muitos.
Abaixo listamos as melhores e mais interessantes experiências para serem utilizadas em sala de aula para o aprendizado.  Fique atento às precauções, pois algumas envolvem riscos biológicos, e portanto, será necessário realizá-las em local apropriado utilizando equipamentos de proteção individual. Embarque neste grandioso universo da investigação científica. Faça suas próprias experiências e passe a  compreender determinados fenômenos no laboratório.

Links das Experiências

Extração de DNA do Morango


Germinação de sementes no Claro e no escuro
Esterilização numa Panela de Pressão
Translocação da Seiva Elaborada no Floema
Ação da Enzima Catalase
Percebendo a Fotossíntese

Para ter acesso a outras experiências acesse os sites:
Experiência na Rede
Laboratórios Virtuais
Ponto Ciência
O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência. Nele você vai encontrar instruções passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. A ciência por trás dos fenômenos é explicada em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas. O portal é um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.

Atenção para as normas de biosegurança:
Não faça nada sem o auxílio de um adulto ou alguém mais experiente que você.
As experiências devem ser realizadas com equipamentos de proteção individual (ex.: luvas , jalecos e oculos).
Boa diversão!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Deus, Um Delírio - Richard Dawkins


Deus, Um Delírio
Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo. E seu líder é o respeitado biólogo Richard Dawkins, eleito recentemente um dos três intelectuais mais importantes do mundo (junto com Umberto Eco e Noam Chomsky) pela revista inglesa Prospect. Autor de vários clássicos nas áreas de ciência e filosofia, ele sempre atestou a irracionalidade de acreditar em Deus, e os terríveis danos que a crença já causou à sociedade. Agora, neste Deus, um delírio, seu intelecto afiado se concentra exclusivamente no assunto e mostra como a religião alimenta a guerra, fomenta o fanatismo e doutrina as crianças.
O objetivo principal deste texto mordaz é provocar: provocar os religiosos convictos, mas principalmente provocar os que são religiosos "por inércia", levando-os a pensar racionalmente e trocar sua "crença" pelo "orgulho ateu" e pela ciência. Dawkins despreza a idéia de que a religião mereça respeito especial, mesmo se moderada, e compara a educação religiosa de crianças ao abuso infantil. Para ele, falar de "criança católica" ou "criança muçulmana" é como falar de "criança neoliberal" ? não faz sentido. O biólogo usa seu conceito de memes (idéias que agem como os genes) e o darwinismo para propor explicações à tendência da humanidade de acreditar num ser superior. E desmonta um a um, com base na teoria das probabilidades, os argumentos que defendem a existência de Deus (ou Alá, ou qualquer tipo de ente sobrenatural), dedicando especial atenção ao "design inteligente", tentativa criacionista de harmonizar ciência e religião.
Download

sábado, 18 de dezembro de 2010

CIRURGIAS VIRTUAIS


Foto: Edheads Animation
Cirurgias são procedimentos  invasivos e requerem dos médicos bastante experiência e conhecimento. Nas animações abaixo você aprenderá um pouco sobre a rotina de alguns médicos cirurgiões. Existe ainda algumas perguntas em que você poderá testar seus conhecimentos. Os jogos estão em inglês, mas as  instruções são bem simples. Caso não consiga entender o que está escrito, não se preocupe, escolha qualquer uma das alternativas e a resposta correta será mostrada.

Numa delas, por exemplo, será mostrado um paciente com problemas no joelho, você deverá seguir as instruções mostradas na tela e usar as ferramentas corretas durante os procedimentos. Para você que pensa em ser médico um dia, ou já estuda medicina e gostaria de aprender algo mais, abaixo segue as animações. Para acessá-las clique nas imagens e depois em "virtual surgery" no quadrinho acima da atendente.


_____________________________________________________________________________________________________________________________
Animações desenvolvidas pela Edheads e apoiado pelo Centro Médico da Universidade de Ohio.

Foto: Edheads Animation

Uma Balada Sustentável

Imagine uma danceteria que enquanto você dança mantém o som e os efeitos de luzes ligados. Isto mesmo! Você gera energia enquanto se diverte na pista! A idéia engenhosa foi desenvolvida por um grupo holandês, e conta com uma tecnologia sofisticada: a pista contém molas sobre cristais de piezoeletricos que quando pressionados podem gerar correntes elétricas que são captadas e utilizadas para manter  as baladas. Veja o infográfico interativo produzido pelo site Planeta Sustentável da Abril.com (clique para ampliar).

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

WikiLeaks

Se os EUA querem ser o WikiLeaks, aí podem, certo?
Fair Game The Valerie Plame story premiere
Você ainda não sabe quem é Valerie Plame Wilson. Mas nos EUA, qualquer cidadão um pouco mais interessado em relações internacionais já a conhece desde 2003. Valerie é conhecida por ser uma esposa dedicada, uma mãe amorosa e – agora - sua antiga vida profissional é de conhecimento público. Valerie Plame costumava ser uma espiã da CIA até ser traída pelo próprio governo.
Valerie era uma NOC (Non-Official Cover), o verdadeiro tipo de espião que age infiltrado para sempre e sem apoio que, caso seja capturado, os EUA não tenham nenhuma obrigação de reclama-lo como seu agente e podem deixá-lo apodrecer na cadeia ou ser executado sem ressentimentos de ambas as partes. Mas trairagem não fazia parte do contrato.
Tudo porque Valerie cometeu um pequeno engano - se apaixonou e casou com um ex-diplomata e político honesto, Joseph Wilson. Um cara qu teve a pachorra de escrever um op-ed para o The New York Times alegando que segundo suas investigações o Iraque não tinha a capacidade de longe de fabricar ou comprar armas de destruição em massa – argumento que levou à Guerra do Iraque. Segundo Wilson, o governo estava manipulando e exagerando as informações para forçar a invasão.
Desnecessário dizer que os Republicanos se enfureceram com Joseph Wilson e tentaram derrubá-lo de qualquer jeito. Não achando um bom caminho, foram atrás da mulher dele vazando para jornalistas sua verdadeira identidade, seus contatos, suas missões e pondo em risco toda a rede de espionagem que dependia dela. De repente, Valerie Plame era a espiã mais famosa dos EUA sendo que nem mesmo sua família desconfiava. Mesmo protegida pelo Intelligence Identities Protection Act, a CIA queimou sua operativa e quase destruiu sua família sem pensar duas vezes. A ordem, claro, veio de cima, de Dick Cheney (Lembram? Ex-vice-presidente, acusado de suborno na Nigéria?).
Óbvio, sem emprego, sem carreira e sem contatos na comunidade de inteligência, Valerie fez a única coisa que podia para garantir seu futuro – vendeu a história para Hollywood. O filme de sua vida, estrelado por Naomi Watts e Sean Pean (que faz Joseph) deve estreiar no Brasil em breve. Se me perguntar, é o que Julian Assange do Wikileaks deveria estar fazendo NESTE momento.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Na sala de reunião de uma empresa multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “ninguém é insubstituível”.

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.

Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim.

-E Beethoven?

- Como? – o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio…

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.

Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc…


Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus ‘erros/ deficiências’.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico…

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente, ainda está focado em ‘melhorar as fraquezas’ de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados. . . Apenas peças.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões ‘foi pra outras moradas’. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: “Estamos todos muito tristes com a ‘partida’ de nosso irmão Zacarias… e hoje, para substituí-lo, chamamos:… Ninguém… pois nosso Zacarias é insubstituível”

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único… com toda certeza ninguém te substituirá! “Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo…, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.”

“No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é…, e outras…, que vão te odiar pelo mesmo motivo…, acostume-se a isso…, com muita paz de espírito…”.

É bom para refletir e se valorizar!

Um bom dia… Insubstituível!

Nunca desvalorize ninguém!

Seja Você a Diferença

Você Também é Insubstituível!

O caso WikiLeaks e a primeira ciberguerra da história

WikiLeaks
Pela primeira vez na história da internet, o “cidadão comum” mostra que é quem está no controle de tudo. Eu, você, todos temos o poder na era do mundo conectado. Essa é uma guerra pela liberdade de expressão na internet, algo que uma hora ou outra iria acontecer, e a tentativa de censura ao WikiLeaks foi o incidente que faltava para dar inicio a esse confronto.
O WikiLeaks é um órgão formado por jornalistas de diversos países, que tem como objetivo divulgar documentos que mostrem principalmente aquilo que o governo Americano não quer que o mundo saiba. Foi fundado em 2006 pelo jornalista australiano Julian Assange, porém o site só atraiu atenção do mundo em abril desse ano, quando foi divulgado um video onde um helicóptero Americano assasinava diversos civis no Iraque, dentre eles estavam dois jornalistas da REUTERS.
O WikiLeaks divulgou que no total foram vazados documentos enviados de 274 embaixadas e consulados Americanos em diversos países à Casa Branca. Os documentos abrangem um período que vai de 1966 até fevereiro de 2010 e serão divulgados progressivamente nos próximos meses. Certamente é o maior vazamento de informações secretas da história, porém grande parte desses documentos contém informações irrelevantes e uma espécie de “fofoca de embaixadas”.
Mas isso serviu para que o governo Americano resolvesse dar um fim à organização, usando seu enorme poder político para tirar rapidamente o WikiLeaks do ar. Não adiantou pois rapidamente a gigante comunidade que está por trás do WikiLeaks começou a criar mirrors do site em outros servidores, e atualmente já são mais de 1300 no ar.
Julian Assange foi outro alvo do governo Americano que orquestrou junto de duas ex-colaboradoras do WikiLeaks uma acussação de assédio sexual com  agravante de estupro leve (na Suécia praticar o coito sem camisinha é considero estupro leve) contra o fundador do site. Eu acredito que você leitor que tenha mais de um neurônio também é capaz de perceber que isso foi sim uma “armação” para atacar Julian Assange.
Rapidamente a comunidade do WikiLeaks criou um fundo para a defesa de Julian Assange, e quase tão rápido quanto isso algumas empresas como MasterCard, Visa e PayPal bloquearam o uso do seus serviços como forma de doação para esse fundo, o que culminou na ira dos entusiastas do site.
Foi assim que os primeiros ataques DDoS contra os servidores dessas empresas começaram e até o presente momento os sites da Visa, MasterCard e parte do PayPal já foram derrubados. A ação tem sido executada por diversos grupos de hackers no mundo todo e recebeu o codinome  ”Operation Payback” (Operação Vingança).
Como os ataques utilizam a técnica DDoS e são executados de milhares de computadores em todo o mundo, fica impossível rastrear suas origens e até mesmo proteger-se deles. O número de hackers envolvidos na ciberguerra só aumenta e os mesmos têm distribuído programas de ataque DDoS para que qualquer pessoa possa colaborar nas investidas.
Políticos Americanos como Sarah Palin que se mostraram contra o WikiLeaks, também viram seus sites serem atacados com a mesma técnica e mais alvos devem surgir durante essa semana.
O governo Americano se defende alegando que esses documentos vazados podem auxiliar terroristas no planejamento de ataques, porém esquecem que os maiores terroristas dessa história são os que circulam pelos corredores da Casa Branca. Sim, aqueles que organizam guerras e provocam a ruína de diversos países.
cartoon
Um ataque contra o orgulho do governo Americano.

Não sei onde tudo isso vai dar, mas tenho certeza que pela primeira vez na história o governo Americano teme pela segurança de seus dados e se vê ameaçado pelos documentos que ainda serão vazados. Muitas cabeças de políticos importantes irão rolar.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O Desafio de Darwin

O Desafio De Darwin – DVDRip RMVB – Dublado
O Desafio De Darwin   DVDRip RMVB   Dublado
O Desafio de Darwin
FICHA TÉCNICA
Título Original: Darwins Darkest Hour
Título Traduzido: O Desafio De Darwin
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 min
Ano de Lançamento: 2010
Direção: John Bradshaw
Tamanho: 332 Mb
Qualidade: DVDRip
Video e Audio: 10
Áudio: Português
Sinopse: Em 1858, a vida de Darwin parecia esta se desmoronando. Sua revolucionaria teoria da evolução é contestada , enquanto seus filhos estão doentes. Com a sua carreira ameaçada e sua vida pessoal em crise, é sua esposa Emma, uma pianista clássica que estudou com Chopin, que o ajuda a perceber que o que ele chamou de mistério da vida é afinal o mistério e a verdade escondida dentre milhares de anos.
O Desafio De Darwin   DVDRip RMVB   Dublado O Desafio De Darwin   DVDRip RMVB   Dublado O Desafio De Darwin   DVDRip RMVB   Dublado

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bactéria revoluciona concepção sobre a vida

Descoberta de nova bactéria revoluciona concepção sobre a vida

A descoberta da bactéria GFAJ-1 é importante por se tratar de um organismo diferente de todos os outros.

A definição de vida ficou mais complexa depois que a Nasa (agência espacial dos EUA) e a revista Science anunciaram ontem a descoberta de um micro-organismo capaz de se desenvolver e se reproduzir utilizando arsênio, um elemento químico tóxico para a maioria dos seres vivos. Além de mudar a compreensão sobre a vida na Terra, a descoberta também expande o horizonte para a busca de vida extraterrestre. 

> Confira algumas descobertas e experiências da biologia e da genética que revolucionaram o mundo

Todas as formas de vida conhecidas até hoje — plantas, animais e micro-organismos — dependem de seis elementos químicos para construir as moléculas que compõem seus corpos: oxigênio, hidrogênio, carbono, fósforo, enxofre e nitrogênio. A bactéria descoberta pela equipe de cientistas liderada por Felisa Wolfe-Simon, do Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA e do Instituto de Astrobiologia da Nasa, é a primeira exceção à regra, substituindo o fósforo pela arsênio.
GFAJ-1
Não é pouca coisa: o fósforo faz parte da estrutura do DNA, o ácido que fornece as características genéticas dos seres vivos. Ele forma o que se poderia considerar o esqueleto que sustenta a ligação para as quatro bases nitrogenadas do DNA — timina, adenina, guanina e citosina. Além disso, é um componente do ATP, a molécula usada para transportar energia no metabolismo celular.
— Na prática, caiu por terra aquele paradigma da ciência de que todos os seres vivos que conhecemos descendem de um ancestral comum — diz Renata Medina da Silva, professora e pesquisadora em microbiologia da Faculdade de Biociências da PUCRS.

Encontrada pela Nasa em lago da Califórnia, bactéria que se nutre de elemento tóxico revoluciona conceitos científicos

Foto: David McNew, Getty Images, AFP, 22/06/2000

A “dieta” já incluía o arsênio
Todos os seres vivos conhecidos até hoje dividiam-se em três grandes grupos, ou reinos: as bactérias, os eucariontes (onde se incluem as plantas e os animais) e as archaea (uma forma semelhante à bactéria, mas que adquiriu também características dos eucariontes). Todas, no entanto, têm a mesma estrutura de DNA. Essa nova bactéria é a primeira que foge dessa característica e pode ter um ancestral diferente.
A ideia de que o arsênio poderia substituir o fósforo não é nova. Já havia sido apresentada por Felisa e seus colegas Ariel Anbar, da Universidade Estadual do Arizona, e Paul Davies, que também assina o artigo na Science, em trabalho publicado em 2009. Mas é a primeira vez que um organismo com essas características é descoberto.
— Até hoje, formas de vida que utilizam o arsênio para construir células eram apenas teóricas. Agora, sabemos que existem — diz o cientista Carl Pilcher, também da Nasa.
Descoberta deve mudar forma de procurar vida fora do planeta Terra
Além de redefinir o conceito de vida, a descoberta de uma bactéria com uma forma de DNA diferente de todas as demais espécies da Terra, anunciada ontem por cientistas da Nasa, terá impacto para as missões espaciais. Isso porque foi derrubada a noção de que a natureza se vale apenas de um restrito grupo de moléculas e reações químicas entre milhões de opções disponíveis para formar a vida.
Os instrumentos das naves e sondas usadas nas missões de exploração de outros planetas, por exemplo, foram projetados para detectar um punhado de elementos e reações químicas conhecidas por caracterizar a existência de vida na Terra. As Vikings, que falharam ao encontrar vida em Marte em 1976, foram desenhadas antes da descoberta de formas de vida submarina que habitam em torno de fontes de calor submersas e nos vales secos da Antártica.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nova Ordem Mundial em ação: Censura na internet começou!

silêncio - que verdade é essa Depois que o site Wikileaks publicou documentos secretos do governo americano gerando escândalos mundialmente, a CIA resolveu atacar blogues e sites que lutam contra a corrupção política e militar nos EUA. Um dos primeiros a serem combatidos foi Alex Jones, um dos maiores lutadores nos EUA contra a NOM (Nova Ordem Mundial) e contra a corrupção da CIA. O Youtube bloqueou postagem (upload) dos seus vídeos e o Google deixou de apresentar os seus sites infowars.com e prisonplanet.com como os favoristos de buscas relacionadas com os temas expostos nos seus sites.

Em temas polêmicos os seus sites ficam sempre em primeiro lugar quer nos vídeos Youtube quer na Google. Mas agora deixaram de aparecer sempre que se faz uma busca através destes motores de busca. Ambos bloquearam e excluíram Alex Jones, provavelmente a pedido da CIA. A Nova Ordem mundial começa então a dar as cartas e mostrar a sua verdadeira face através da CIA. Coincidentemente foi logo após uma entrevista que Alex Jones deu à televisão RT (Russia Today) sobre os documentos confidenciais do Governo agora expostos pelo Wikileaks,que verdade e essa