Conhecida por Couve-Flor Romanesco ou Brócoli Romanesco, esta variedade do gênero Brássica Oleracea é originária da Itália. Produz uma cabeça densa, verde-limão formada por floretes, em formas espirais (fractal*), extremamente atrativos.
Romanesco ou Brócoli Romanesco |
Oferecendo um distinto sabor que é descrito como "mais sofisticado do que brócolis", o Romanesco delicia gourmets com um paladar que lembra uma mistura de couve-flor e brócolis. Diferente dos outros tipos de brócolis, o Romanesco é tão suave e crocante que pode ser comido cru.
É uma das plantas mais estranhas e intrigantes que já pude ver. |
O romanesco é a inflorescência comestível (Brassica oleracea var. botrytis), uma variedade da espécie a que pertencem também a couve-flor, o brócolis, a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas.
É originário da Itália e mais precisamente de Roma. Há registros de sua utilização desde o século XVI, mas somente nas últimas décadas veio a ser disponível e conhecido em outros países.
Sua forma geométrica é muito decorativa, e sua disposição espiralada é muito citada como exemplo de forma fractal na natureza, e ilustra as leis da filotaxia.
Uma elegância exótica. |
Sua consistência é ainda mais tenra que a da couve-flor, devendo, portanto ser apenas levemente cozido, e podendo também ser utilizado cru, em saladas.
*Um fractal é um objeto geométrico que tem a sua forma original quando dividida em partes, repetidas em suas próprias partes infinitamente. São geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente. As formas geralmente são encontradas na natureza, e podem ser criadas também através de fórmulas matemáticas. As imagens resultantes destes cálculos são impressionantes pelos seus detalhes, beleza e pela sensação de infinito que elas demonstram.
Adorei o formato , mas gostaria de saber onde encontrar para poder experimentar , porque eu amooooooo brócolis e couve flor .Meu e-mail é thyaguinho.lindo@hotmail.com , obrigada desde já , Maria.
ResponderExcluir