Pesquisa sugere que escrever à mão é mais benéfico
para crianças
|
Uma
pesquisa americana sugere que o uso excessivo de teclados e telas sensíveis ao
toque em vez de escrever à mão, com lápis e papel, pode prejudicar o
desenvolvimento de crianças.
A
neurocientista cognitiva Karin James, da Universidade de Bloomington, nos
Estados Unidos, estudou a importância da escrita à mão para o desenvolvimento
do cérebro infantil.
Ela
estudou crianças que, apesar de ainda não alfabetizadas, eram capazes de
identificar letras, mas não sabiam como juntá-las para formar palavras.
No
estudo, as crianças foram separadas em grupos diferentes: um foi treinado para
copiar letras à mão enquanto o outro usou computadores.
A
pesquisa testou a capacidade destas crianças de aprender as letras; mas os
cientistas também usaram exames de ressonância magnética para analisar quais
áreas do cérebro eram ativadas e, assim, tentar entender como o cérebro muda enquanto
as crianças se familiarizavam com as letras do alfabeto.
O
cérebro das crianças foi analisado antes e depois do treinamento e os
cientistas compararam os dois grupos diferentes, medindo o consumo de oxigênio
no cérebro para mensurar sua atividade.
Respostas diferentes
Os
pesquisadores descobriram que o cérebro responde de forma diferente quando
aprende através da cópia de letras à mão de quando aprende as letras
digitando-as em um teclado.
As
crianças que trabalharam copiando as letras à mão mostraram padrões de ativação
do cérebro parecidos com os de pessoas alfabetizadas, que conseguem ler e
escrever.
Escrever
à mão ativa áreas diferentes do cérebro das crianças
|
Este
não foi o caso com as crianças que usaram o teclado.
O
cérebro parece ficar "ligado" e responde de forma diferente às letras
quando as crianças aprendem a escrevê-las à mão, estabelecendo uma ligação
entre o processo de aprender a escrever e o de aprender a ler.
"Os
dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que facilita
a leitura quando as crianças começam a passar por este processo", disse
James.
Além
disso, desenvolver as habilidades motoras mais sofisticadas necessárias para
escrever à mão pode ser benéfico em muitas outras áreas do desenvolvimento
cognitivo, acrescentou a pesquisadora.
Computadores em escolas
Muitas
escolas têm pressa em implantar computadores em classes com crianças cada vez
mais jovens
|
As
descobertas da pesquisa podem ser importantes para formular políticas
educacionais.
"Em
partes do mundo, há uma certa pressa em introduzir computadores nas escolas
cada vez mais cedo, isto (esta pesquisa) pode atenuar (esta tendência)",
disse Karin James.
Muitas
escolas americanas já transformaram o ensino da escrita à mão em alternativa
opcional para professores. Por isso, muitos educadores não ensinam mais
caligrafia.
Uma
solução poderia seria usar algum programa em um tablet que simulasse o ato de
escrever à mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário