Investigadores
determinam modelos de alterações climáticas mais precisos
Uma
equipe de investigadores norte-americanos, do Centro
Nacional de Investigação Atmosférica, em Boulder (Colorado, EUA), encontrou
uma forma de determinar modelos de mudanças climáticas mais precisos. Segundo o
método de análise dos cientistas, ainda este século, a temperatura média poderá
aumentar perto de 4,5 graus Celsius. e considera que os aviões influenciam as
alterações meteorológicas em zonas de maior tráfego. O estudo vem publicado na
revista «Science».
O
trabalho de John Fasullo e Kevin Trenberth centrou-se na análise da humidade
relativa em regiões subtropicais, medindo as nuvens – consideradas por estes,
um elemento-chave para estudar o aquecimento global. As nuvens são claras e por
isso refletem a luz solar e o vapor de água nelas contidas é um poderoso gás do
efeito estufa, podendo gerar aquecimento.
Para
o estudo, a equipe estudou imagens de canais nas nuvens registradas por satélites,
recorrendo a modelos computadorizados de previsão meteorológica, para simular o
seu crescimento e evolução. Tudo indica que camadas de nuvens extremamente
frias podem ser encontradas num raio de 100 quilômetros que rodeia os grandes
aeroportos do mundo.
Medição da humidade relativa em nuvens das regiões subtropicais foi o método utilisado |
Por norma, os modelos de computador têm dificuldade em lidar com as nuvens e
seu papel na evolução do clima e alguns parecem sugerir que, nos próximos cem
anos, haverá um aumento da temperatura média da ordem de 4,5 graus Celsius,
outros, mais modestos, preveem uma variação de 1,5 grau Celsius.
E
foi por isso que Fasullo e Trenberth decidiram estudar a humidade relativa do
ar – já que existe uma ligação entre esta e a formação de nuvens –, sobretudo
nas regiões subtropicais, em geral mais secas, porque os dados que lhe dizem
respeito são obtidos com confiança a partir de satélites e assim, é possível
comparar as previsões com observações reais.
Segundo
os resultados dos investigadores, tudo indica que os modelos mais corretos são
precisamente aqueles que preveem mudanças mais fortes, da ordem de 4,5º C. o
estudo permitiu-lhes perceber ainda que muitos dos grandes aeroportos possuem
uma camada de nuvens baixas durante o inverno – o que pode levar à retirada do
gelo dos aviões com mais frequência.
As
nuvens com canais, induzidas pelos aviões, foram documentadas durante décadas e
frequentemente atribuídas ao lançamento de foguetes, etc., mas não acreditam
que tenha influência nas alterações climáticas.
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