Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“CANYON” MARCIANO É O MAIOR DO SISTEMA SOLAR

Agência Espacial Europeia (ESA) registou agora uma nova visualização do sítio
Marte tem um desfiladeiro maior do que o Grand Canyon. Chama-se Valles Marineris e mede mais de 4000 quilômetros de comprimento, 200 de largura e tem uma profundidade de 10 quilômetros, sendo, assim, o maior do Sistema Solar.
Valles Marineris é o maior desfiladeiro do Sistema Solar
Este acidente geográfico é 10 vezes mais comprido e cinco vezes mais profundo do que o terrestre Grand Canyon.
A Agência Espacial Europeia (ESA) registou agora uma nova visualização do sítio graças a uma imagem obtida com os dados capturados durante as 20 órbitas individuais da sonda Mars Express. Segundo indicam os especialistas, a fotografia mostra a ampla variedade de características geológicas do lugar, demonstrando a complexa história do planeta vermelho.
Grand  Canyon terrestre nos EUA
A ESA informa que a formação do “'canyon” poderá estar intimamente ligada à formação do planalto de Tharsis, onde se encontra o maior vulcão do Sistema Solar, o Olympus Mons. A atividade vulcânica reflete-se na natureza das rochas das paredes do desfiladeiro e nas superfícies circundantes, que se formaram por fluxos sucessivos de lava.
À medida que Tharsis se enchia de magma, durante os primeiros milhões de anos de vida do planeta, a crosta circundante foi esticando-se, rasgando e eventualmente colapsando-se em canais gigantescos. A ESA refere que os deslizamentos de terra também desempenharam um papel importante na formação do complexo, sobretudo nas depressões mais a norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário