Quatro mil páginas de trabalhos do cientista já foram digitalizadas pela Universidade de Cambridge; mais 8 mil serão publicadas em breve.
A Universidade de Cambridge, umas das mais respeitadas do mundo, disponibiliza digitalmente a partir dessa semana mais de 4 mil páginas dos trabalhos mais importantes do revolucionário cientista e matemático Sir Isaac Newton. Agora qualquer pessoa no mundo, em qualquer lugar do globo, pode ter o prazer e o privilégio de ver esboços, rascunhos e documentos originais de um dos homens mais importantes da história humana.
O extenso material está disponível no setor da biblioteca da universidade inglesa. Você pode acessá-lo através do atalho cudl.lib.cam.ac.uk/collections/newton.
Sir Isaac Newton e sua inconteste elegância (Dannybia / Reprodução) |
Segundo a BBC, a publicação do material inaugura o projeto “Cambridge Digital Library”, o qual promete disponibilizar outras obras de grandes pensadores ingleses. A próxima será de Charles Darwin.
Só tem um ligeiro probleminha: Newton escreveu a maior parte de seu trabalho em latim e grego, o que pode prejudicar a leitura daqueles que não conhecem os idiomas – que é o meu caso, o seu e de 99,9% da humanidade.
Por Guilherme Abati
Nenhum comentário:
Postar um comentário