Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

USINA DE FUKUSHIMA CONSEGUIU A "PARADA FRIA" NOS REATORES

O governo japonês declarou nesta sexta-feira a "parada fria" dos reatores da acidentada central nuclear de Fukushima, uma etapa importante que significa a estabilização do local, mas "a batalha ainda não terminou", alertou o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda.
Os reatores da central de Fukushima "alcançaram o estado de parada fria", declarou Yoshihiko Noda em uma coletiva de imprensa, ao término de uma reunião da célula ministerial sobre o acidente nuclear.
Isto significa que a temperatura dos compartimentos dos reatores se mantém estável abaixo dos 100 graus Celsius e que as emissões radioativas estão controladas, indicou a imprensa japonesa.
"Confirmamos tecnicamente que a água de esfriamento circula de forma regular e que a temperatura no fundo do compartimento dos reatores se mantém abaixo dos 100 graus", explicou Noda.
A "parada fria" não quer dizer que seja possível intervir livremente,
 já que a radioatividade continua sendo muito alta
"Portanto, as emissões radioativas podem ser contidas a um nível suficientemente baixo no exterior das instalações da central, inclusive em caso de novo acidente", disse o primeiro-ministro japonês.
Desta forma, nove meses depois do acidente provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, o governo completa a segunda etapa de seu programa de controle da central.
"A Etapa 2 foi finalizada e o local está agora mais estabilizado" para permitir a solução do acidente, acrescentou o primeiro-ministro.
O estado de parada fria era um dos principais objetivos da "Etapa 2 do plano de trabalho" formulado pela companhia Tokyo Electric Power (Tepco) para terminar com a catástrofe, a pior já ocorrida na indústria nuclear no mundo desde Chernobyl, há 25 anos.
O fim da Etapa 1, que consistia em instalar meios de esfriamento autônomos, foi anunciado em julho.
"O governo e a Tepco utilizam a expressão 'parada fria' em um sentido diferente do normalmente empregado para um reator em boas condições", disse Takashi Sawada, vice-presidente da Sociedade Japonesa de Energia Atômica.
Em uma central de funcionamento normal, a "parada fria" permite a realização de trabalhos de manutenção.
No caso de Fukushima Daiichi, onde o combustível entrou em fusão, perfurou os compartimentos e vazou no fundo do local de confinamento de três dos seis reatores, a "parada fria" não quer dizer que seja possível intervir livremente a partir do exterior, já que a radioatividade continua sendo muito alta.
O fato de ter alcançado a Etapa 2 não significa o fim da crise, advertiu o porta-voz do governo japonês, Osamu Fujimura.
"Ainda devemos enfrentar muitos desafios", advertiu Noda, que citou, entre outros, a descontaminação da região.
Em longo prazo, Noda prometeu que as autoridades irão agir "com todas as suas forças até o desmantelamento" dos reatores acidentados, um trabalho que pode levar de 30 a 40 anos.
A temperatura no fundo dos compartimentos dos reatores 1 a 3, os mais danificados, passou para menos de 100 graus Celsius em agosto e setembro.
Inicialmente, o estado previa terminar a etapa 2 em janeiro de 2012, mas decidiu adiantar o calendário e conseguiu cumprir com os novos prazos.
O fim da Etapa 2 significa que os riscos são muito menores do que antes, indicaram a Tepco e a agência japonesa de segurança nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário