Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VEÍCULO OPPORTUNITY PODE TER DESCOBERTO EVIDÊNCIAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE ÁGUA EM MARTE

Raul Seixas já declarava em 1976 na música “Eu também vou reclamar”: gelo em Marte, diz a Viking, referindo-se ao programa Viking, da NASA, cujas sondas já haviam detectado possibilidade de gelo no planeta vermelho. De lá para cá, essa notícia foi dada como novidade várias vezes – talvez porque a anterior não tivesse comprovação científica suficiente. Desta vez, contudo, a agência espacial americana tem mais certeza do que nunca.
Veículo Opportunity em solo marciano
A NASA anunciou que o veículo Opportunity, que está nesse momento na superfície marciana, encontrou indícios que podem comprovar já ter havido água em estado líquido no planeta. O Opportunity fotografou um local na superfície marciana onde teria havido no passado água corrente. O veículo também fotografou materiais que talvez sejam compostos por gesso (sulfato de cálcio), os quais teriam estado no leito de um pequeno fluxo de água.
Imagem capturada pelo Opportunity mostra possível deposito de gesso (NASA / Geek.com)
O hipotético depósito de gesso é bastante pequeno, tendo no máximo, segundo as contas dos cientistas da NASA, 30 centímetros e pode ser visualizado pela cor distinta da superfície do planeta vermelho. Opportunity foi lançado em 2004 e já encontrou outros indícios de água em forma de gelo e líquida no planeta. Inicialmente, cumpriria uma missão de apenas 3 meses. Seis anos depois do lançamento, o veículo já percorreu 40 quilômetros da superfície de Marte. Vale lembrar que o veículo é pequeno e se movimenta lentamente.
Segundo o site americano Geek, em agosto de 2012, se tudo der certo, pousará em Marte outro veículo, mais largo: o Curiosity, do tamanho de um automóvel terrestre. Com os dois veículos, a NASA poderá examinar um área ainda mais ampla do planeta vermelho e assim entender mais sobre o processo de formação do planeta e trazer luz à questão sobre a existência de vida além da Terra.
É mister lembrar que a sonda Spirit, irmã gêmea da Oportunity, está em solo marciano mas desativada pois o sol não consegue iluminar suas células solares de energia. Duas de suas rodas estão fora de operação e muitos de seus instrumentos já não funcionam mais, devido ao inclemente meio-ambiente marciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário