Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 27 de março de 2012

JAMES CAMERON COMPARA AS PROFUNDEZAS DO OCEANO COM PAISAGEM “LUNAR”

James Cameron a bordo do Deepsea Challenger - Foto de Hkg/Dp/AFP
O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como "Titanic" e "Avatar", viu uma paisagem "lunar" no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
"É muito lunar, muito desolado, muito isolado", afirmou o cineasta canadense nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva por telefone, horas depois de retornar da Depressão Challenger, localizada na extremidade sul da Fossa das Marianas, a sudoeste das Ilhas Guam, território americano no Pacífico ocidental.
Cameron alcançou a região mais profunda conhecida da crosta terrestre, situada a 10.898 metros de profundidade, às 07h52 de segunda-feira (hora local, 18h52 de domingo, hora de Brasília), informou a National Geographic, parceira da expedição.
"Senti como se, no espaço de um dia, tivesse ido a outro planeta e voltado", afirmou Cameron, para quem o fundo do mar é um "mundo estranho, completamente desolado".
A experiência de descer ao "enorme abismo" dos oceanos foi, segundo ele, como "cair na escuridão, é algo que um robô não pode descrever".
O aventureiro e multimilionário Richard Branson cumprimentou Cameron pela façanha. "O que realizou é incrível", declarou Branson à AFP por telefone. Ele próprio tem previsto visitar este ano o fundo do Atlântico para explorar a Fossa de Porto Rico a bordo de seu submarino, o Virgin Oceanic.
Esta fossa, situada a 8.600 metros, não é tão profunda quanto a Fossa das Marianas, mas nunca tinha sido explorada por um submarino tripulado. "No Atlântico ninguém nunca desceu tanto", disse Branson, entusiasmado.
A Fossa das Marianas, uma cicatriz em forma de meia-lua no Oceano Pacífico, tem mais de 2.550 km de extensão e 69 metros de largura, em média, e alcança sua maior profundidade na Depressão Challenger.
Após um planejamento de mais de sete anos, a viagem de Cameron foi a primeira expedição tripulada a esta fossa em mais de meio século, após o mergulho por apenas 20 minutos do tenente da Marinha americana Don Walsh e do oceanógrafo suíço Jacques Piccard, em 23 de janeiro de 1960.
Cameron, de 57 anos, mergulhou a bordo de um submarino de 8 metros de comprimento desenhado por ele próprio, o Deepsea Challenger. O submersível levou duas horas e 36 minutos para chegar à Depressão Challenger e permaneceu ali durante 70 minutos, segundo a National Geographic.
O cineasta, que precisou encurtar a viagem, prevista para durar seis horas, devido a problemas no sistema hidráulico do submersível, coletou amostras para pesquisas em biologia marinha, microbiologia, astrobiologia, geologia marinha e geofísica.
Além disso, as imagens registradas servirão para um documentário em 3D, que será exibido em salas de cinema e na emissora de TV da National Geographic.
O diretor disse que poder fazer esta viagem foi, para ele, "a realização de um sonho de toda a vida", e acrescentou que espera poder continuar juntando suas duas paixões: a exploração do fundo do mar e seu trabalho como cineasta.
A viagem de Cameron demonstra que "em 2012 ainda são explorados lugares em grande parte desconhecidos... Fico contente em dizer que a idade de ouro da exploração e das descobertas continua", afirmou Terry García, da National Geographic.
Devido à profundidade extrema, a Fossa das Marianas fica em escuridão perpétua e a temperatura se situa sutilmente acima da de congelamento, informou a equipe que participou da expedição.
A pressão da água no fundo da fossa é de esmagadoras oito toneladas por polegada quadrada, o equivalente a milhares vezes a pressão atmosférica padrão no nível do mar.
O submersível projetado por Cameron - uma espécie de "torpedo vertical" - tinha concluído com êxito um mergulho não tripulado na sexta-feira.
Cameron, que se preparou para a missão correndo vários quilômetros diários e praticando ioga para aumentar a flexibilidade e suportar o apertado compartimento do submarino, fez 72 mergulhos, 12 deles para filmar "Titanic".

Nenhum comentário:

Postar um comentário