Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

segunda-feira, 12 de março de 2012

PROTESTOS NO MUNDO INTEIRO SOBRE O USO DE ENERGIA NUCLEAR

Manifestantes vestidos de palhaço protestam em frente à 
Tokyo Electric Power Co
 (TEPCO), no Japão
Um ano após a catástrofe na central de Fukushima, no Japão, milhares de pessoas mobilizaram-se neste domingo, em várias partes do mundo, em protesto contra a energia nuclear.
Na Alemanha, país que decidiu abandonar progressivamente a energia atômica, após o terremoto e o tsunami que destruíram os reatores de Fukushima, cerca de 3.000 pessoas fizeram um círculo em torno da central de Brokdorf (norte), segundo os organizadores. Protestos também foram observados perto dos reatores alemães de Gundremmingen (sul), Neckarwestheim (sul) e Grohnde (norte).
Protestantes em Hannover, Alemanha,
 levam placas que dizem "Energia Nuclear?
Não, obrigado"Na França, a nação mais dependente do mundo em energia nuclear (75% da eletricidade produzida no país), uma corrente humana reuniu 60 mil pessoas, segundo os organizadores da manifestação.Vindos de Alemanha, Suíça, Bélgica e de toda a França, os manifestantes se mobilizaram nos 230 km que separam Lyon (centro-leste) de Avignon (sul), ao longo do vale do Ródano, a região mais nuclearizada da 'Europa, com 14 reatores.
Manifestantes do Greenpeace protestam no Rio de Janeiro
Cerca de 5.000 militantes participaram de uma caminhada de mais de uma hora, nas proximidades da central nuclear de Mühleberg, no oeste da Suíça. A passeata "Saiamos do nuclear" teve como objetivo pedir "a paralisação imediata das centrais de Mühleberg e de Beznau".
Após o acidente de Fukushima, as autoridades suíças recomendaram a não substituição dos cinco reatores em funcionamento, ao final de seu período de vida útil - até o ano de 2034.
Na Espanha, centenas de manifestantes se reuniram perto da central de Garona, no norte do país, para exigir seu fechamento. O governo decidiu prolongar por mais cinco anos o tempo de vida útil desta usina, a mais antiga do país.
Na Austrália, cerca de 500 manifestantes contra a energia nuclear reuniram-se perto das sedes dos grupos de mineração BHP Billiton e Rio Tinto em Melbourne, por iniciativa de uma associação de imigrantes japoneses chamada "japoneses pela paz".
"É muito importante para nós comemorar este dia, para que os australianos se lembrem do que aconteceu em Fukushima e do papel da Austrália como fornecedor importante de urânio ao Japão, aí compreendidos os reatores de Fukushima", declarou um dos organizadores, Kazuyo Preston.
A Austrália não é uma potência nuclear, mas o terceiro produtor mundial de urânio, atrás do Cazaquistão e do Canadá.
Em Taiwan, 5.000 manifestantes, segundo os organizadores, foram às ruas de Taipé para pedir o fechamento de três centrais nucleares "assim que possível", neste país regularmente abalado por sismos potentes.
Manifestante protesta contra depósito de lixo nuclear em Taipei, 
Taiwan
Há um ano, um acidente nuclear maior foi registrado na central de Fukushima, depois de um terremoto seguido por tsunami, fazendo mais de 19.000 mortos e desaparecidos no nordeste do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário