Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CHILE DECRETA EVACUAÇÃO PREVENTIVA APÓS TREMOR DE 6,4 GRAUS

Apesar do terremoto, país descarta risco de tsunami em sua faixa litorânea.
Um tremor de 6,4 graus de magnitude na escala Richter, segundo dados do Instituto Sismológico Nacional, sacudiu no início da madrugada desta terça-feira a região central do Chile, sem que até o momento se tenha constância de danos materiais ou vítimas fatais.
O terremoto, que aconteceu à 0h50 local, fez com que o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) decretasse a evacuação preventiva da população desde a localidade litorânea de Tongoy, na região de Coquimbo, até a de Constitución, em El Maule, em uma faixa litorânea de 800 quilômetros.
Apesar disso, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) já descartou a possibilidade de um tsunami atingir o litoral do país.
O epicentro do sismo, que durou aproximadamente um minuto, foi detectado 56 quilômetros ao oeste da localidade da Ligua, na região central de Valparaíso.
Segundo a Onemi, o tremor foi percebido em uma ampla zona do território, desde a região de Atacama, no norte, até a de Bío-Bío, 1.500 quilômetros ao sul.
Em Santiago, muitas pessoas abandonaram os edifícios e saíram às ruas, e em alguns imóveis o serviço elétrico ficou interrompido.
O diretor do Onemi, Vicente Núñez, disse que, até o momento, não há reportes de alterações de infraestrutura ou nos serviços básicos, salvo congestionamento na telefonia fixa e celular. "Não temos reportes de vítimas fatais. É um sismo de média intensidade e seguimos monitorando'" acrescentou o responsável do escritório de emergência, que recomendou à população que se mantenha nas zonas de segurança.

De acordo com o que emitido pelo Serviço Sismológico da Universidade do Chile, a magnitude na escala Richter, foi de 6,3, 46 km a noroeste de Valparaiso.

O USGS Estados Unidos, informou que o terremoto foi de 6,7 ° Richter, com epicentro a 18 quilômetros a noroeste de La Calera.

No dia 26 de março deste ano, o Chile foi abalado por um terremoto de 7,07graus na escala Richter, pelo menos uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas por conta do deste abalo sísmico.
Epicentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário