Desenvolvido pela Escola Politécnica da USP, o asfalto poroso pode ser a melhor alternativa para frear as catástrofes ocorridas devido aos acidentes naturais.
Sãos dois tipos: um feito com placas de concreto e outro com asfalto comum misturado a aditivos. Nos dois tipos acontece uma maior retenção da água, fazendo com que ela retorne para o solo e não cause enchentes.
Os experimentos aconteceram num estacionamento da própria USP e o resultado apontou para uma absorção de 100% da água da chuva.
Uma solução para as grandes cidades |
“A impermeabilidade do asfalto comum é uma das grandes vilãs do meio ambiente urbano, pois não permite que a água seja absorvida pela terra e ajuda a causar as enchentes. Os pavimentos que desenvolvemos são diferentes, pois são capazes de devolver parte da permeabilidade ao solo e consegue absorver a água com muita rapidez”, explica o o professor e coordenador da pesquisa José Rodolfo Scarati Martins.
Testes ainda deverão ser feitos para avaliar o tempo de desgaste do asfalto e a qualidade da água retida. A Prefeitura de São Paulo também apoia o projeto.
Lembrando que estas ações são apenas paliativas e emergenciais no controle das causas naturais. O que precisa ser feito é a conscientização ambiental.
Quando eu citei o asfalto poroso e o concreto poroso em um debate sobre sustentabilidade e meio ambiente, me olharam como eu fosse um ET.
ResponderExcluirEste tipo é usado por varias prefeituras dos Estado Unidos e Canada.
Alem de evitar as enxurradas permite a agua fluir no lençol freatico indo lentamente para os arroios e rios. Genial e fazivel.
Eng. Joel Robinson
Verdade uma tecnologia barata e que traz efeitos benéficos ao meio ambiente, alem de amenizar tragédias e perdas por inundações nas grandes cidades.
ResponderExcluir