Esta foto foi escolhida pela BBC 28 de setembro, 2012 como uma das 20 mais bonitas

Sejamos proativos nas questões relacionadas às mudanças climáticas, pois não seremos poupados de seus efeitos devastadores a curto e longo prazo.
gmsnat@yahoo.com.br
Um Blog diferente. Para pessoas diferentes!

Grato por apreciar o Blog.
Comentários relevantes e corteses são incentivados. Dúvidas, críticas construtivas e até mesmo debates também são bem-vindos. Comentários que caracterizem ataques pessoais, insultos, ofensivos, spam ou inadequados ao tema do post serão editados ou apagados.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O CLIMA ESTÁ TODO MUDADO NOS EUA

Este ano está todo estranho nos Estados Unidos e Canadá, incluindo o Ártico. O inverno foi mais ameno do que o normal. E agora a primavera chegou com temperaturas de verão. Um levantamento feito pela Nasa, agência espacial americana, mostra a dimensão da anomalia. O mapa acima mostra a média de temperatura de março deste ano, comparada com a média de referência (entre 1951 e 1980). Os trechos em azul mostram onde a média de 2012 ficou até 8 graus centígrados abaixo do normal. Os pontos em vermelho indicam onde a média de temperatura ficou mais alta.
Figura indicando as fontes de calor
Em dois terços dos Estados Unidos e nas províncias de Manitoba, Quebec e Ontario, no Canadá, a temperatura média de março ficou até 10 graus acima do considerado normal para o mês. Um calor anormal também marcou o mês ao norte da Escandinávia e no mar de Barents.
Nos EUA, segundo a NOAA, agência responsável por oceanos e atmosfera, a média de março foi de 10,6 graus centígrados em 48 estados. Isso é 4,8 graus acima da média de março ao longo de todo o século XX. “Dos 1.400 meses que já passaram desde que o monitoramento começou nos EUA, só um deles (janeiro de 2006) mostrou um desvio tão grande do padrão”, dizem os climatologistas da NOAA.
No leste dos EUA, 25 estados tiveram o março mais quente da história. Mais de 15 mil recordes de calor foram quebrados nas cidades da região. Em 21 delas, as temperaturas mais frias no meio da noite ainda estiveram esta ano mais altas do que o recorde histórico para as temperaturas do dia. Tropicalizaram os EUA.         
Fonte: Blog do Planeta/Alexandre Mansur

2 comentários:

  1. Absolutamente tudo o que fizermos terá resultado. Aí estão as consequências dos atos da ganância.

    ResponderExcluir
  2. Quando estiver morrendo pessoas e animais em massa, eles irão tomar providências.

    ResponderExcluir